terça-feira, 9 de dezembro de 2003

Tendências


Não é a toa que sempre se associa Internet à Liberdade, que assim como no mundo real pode ser entendida como anarquia, quebra de regras, inversão de valores, etc. Uma vez eu vi uma matéria com o escritor Mario Prata, em que ele falava de um livro que estava escrevendo às vistas de todos, disponibilizando num site um capítulo por vez. Lá, ele também tinha uma espécie de diário, paralelo ao livro, e um espaço para os comentários dos leitores que estavam acompanhando (e dando pitaco) no processo.

Tal tendência pode significar uma heresia para alguns autores mais ortodoxos, cujo o ato criativo deva se dar em meio à um recolhimento, sob uma forte disciplina e sem nínguém metendo o bedelho. João Gilberto que o diga.

Há algumas semanas tenho sido testemunha de uma experiência que até agora tem me parecido bem sucedida: se trata de uma poesia a quatro mãos. Os autores, Luísa e Ailton, lançam nos comments dos blogs um verso cada um até formarem as estrofes. Ainda em fase de construção, a poesia (ou musesia, como tem se chamado, devido ao ímpeto criativo do mesmo Ailton em musicar as estrofes) está disponivel no blog da Luísa, no post do dia 02 de dezembro.

Semana passada fui convidado pela Luísa a participar de outra empreitada do gênero: agora seria um conto a três. Ela postou a primeira parte do texto no seu blog no dia 04 de dezembro e agora trago-vos (olha a ênclise!) a continuação. O fechamento ficará por conta de Ailton:

Eis que lembro do trauma: foi no meu antigo Colégio Santa Marta. Uma trupe de palhaços visitou o colégio e como parte de um dos números distribuiu vários apitos para os garotos. Até hoje não sei por que justo eu fui o único que não pegou um daqueles. Rapidamente virei alvo de escárnio. Palhaços riam, professoras me lançavam olhares desdenhosos e o colégio inteiro apitava a minha volta em uníssono. Tentei fugir da galhofa me escondendo no banheiro, tendo ainda alguns mais insistentes apitando junto à porta. Fiquei lá por horas, tapando os ouvidos, trêmulo. Durante os anos após esse episódio, aquela freqüência do som dos apitos tem me gerado sobressaltos por onde quer que fosse, e só agora percebo que minha crescente aversão aos celulares tem esse trauma como pano de fundo. Sempre que um deles toca próximo a mim é como se me trouxesse de volta por um segundo a infeliz ocasião da infância, num espamo de pânico repentino. E esse "segundo" está ficando cada vez maior. Não sei se saber disso tudo me ajudará em algo.


16 comentários:

Luís Venceslau disse...

Saudade

Ninha

Luís Venceslau disse...

Tinha que responder a Aílton, sobre comentário no post anterior: Você não gosta dos "BEATOS", não???? "The way things are going
They're going to crucify me."

Agente NN

Luís Venceslau disse...

"The Ballad of John And Yoko" - a mulher conhece... :)

Luís

Luís Venceslau disse...

Gostei da introdução. Eu não acho que mostrar o texto antes de ficar pronto atrapalhe a criatividade... de qq modo, escrevo algumas coisas que não mostraria a ninguém porque se tratam de coisas pessoais, só por isso. No começo do blog eu me sentia inibida ao postar (ainda me sinto, mas bem menos) por não saber que tipo de gente tava lendo ou o que iam achar. Sobre a continuação... eu nunca pensaria nisso! Ficou bem interessante, e até me senti estimulada a analisar a mente traumatizada do nosso personagem... (cadê Larissa? ;P) Ah, justamente por essas coisas que eu acho que o trexto vai ser bem sucedido (assim como a musesia), porque toma um rumo imprevisível :)

Luísa

Luís Venceslau disse...

Primeiramente, uma msn pra NN: TE adolo, MIguiNNha e desculpa a ausência, mas era necessária! // Qt a Lennon, sem mais comentários! NN muito bem lembrado! // Cumpade, sabe que tinha pensado num trauma de infância pra esse personagem de vcs. Mas vc brilhantemente superou todas as expectativas e conferiu uma 'alma' belíssima ao mesmo. Jah que não me permitiriam ser tua fã número um exclusiva, aceito ficar empatada com algumas pessoiNNhas muito queridas. Jah disse, mas vou repetir: "Quero, exijo, suplico que vc seja escritor! Assim meus filhinhos poderão lê-lo. Exijo igualmente como comadre um livro infantil exclusivo pro meus filhotes. Já pensou!¿ Te adolo cumpade e cuida bem da minha comadre. hehe

MIla

Luís Venceslau disse...

sinceramente, acho nojento esse "pela luisa", "da luisa". artigo definido antes de nome de gente é extremamente brega! principalmente falado por paraibanos... ps. a quatro maos nao é a craseado. :)

Agente laranja

Luís Venceslau disse...

1)MIlinha, tô com saudade de tuuuu! Buáááá :-( QUERO IR PRA JP!!!! ; 2)Eu não consigo nem fazer conferência de MSN com muita gente, quanto mais escrever um conto! :-) Vocês estão de parabéns!; 3) MI, imaginei nosso mocinho como um Monteiro LUbato, sendo lido pelos nossos filhinhos :-)

Anninha

Luís Venceslau disse...

Eras, Brunóide, eu sempre uso o artigo antes de nome de gente...Será que sou brega??? ENTREI EM CRISE AGORA :-S

Agente NN

Luís Venceslau disse...

Bem escrito. A seis mãos agora? Parece um conto de polvo amputado.

Dina

Luís Venceslau disse...

Que historia é essa?
Vc tava na locadora qnd eu tava tb?
E ouviu a conversa toda sobre Amores Perros e Cinema Paradiso?!
hahahaha
Pq nao falou cmg? =(

miss lexotan

Luís Venceslau disse...

nao aninha, vc pode. :P

Ag. Laranja

Luís Venceslau disse...

1) Que bom que eu posso usar meus artigos em paz :-). Tudo pelo Bruno, para o Bruno!!!! ; 2)Só pra constar: Cinema Paradiso é meu filme favorito. Para sempre; 3) Dinópolis, eu tinha que contar a você que a música do Tiririca é FORENTINA ( Florentina ) e não Clementina de Jesus. Utilidade pública :-); 4) Eu ainda não me conformo de n'ao saber quem é a Agente Mistério...

AGENTE NN

Luís Venceslau disse...

axo que tá rolando umas "ligações perigosas" que fogem ao controle de alguém por aqui. Sei naum!

agente 106

Luís Venceslau disse...

Oi!!! Poxa, muito chato esse seu trauma. Eu tb já relatei um dos meus em um post que marcou. Não tanto quando o seu, mas sempre que lembro da minha infância tenho essa recordação. Espero que consiga superar. Beijinho e uma ótima semana !! :)

Linex | Homepage

Luís Venceslau disse...

Que porrada de Agente... Passa no fotolog.net/the_beatles...

Tiago | Homepage

Luís Venceslau disse...

Lixeh nao eh muito inteligente...

Ag. Laranja

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...