segunda-feira, 3 de abril de 2006

Constatação

Somente em determinadas condições é que se pode perceber certas coisas, nem sempre construtivas. Por exemplo, como as novelas da TV Record são ruins. Pra usar uma expressão da moda, é um picolé de chuchu televisivo.

29 comentários:

Luís Venceslau disse...

a teledramaturgia da record consiste em nada mais q copiar a globo no q esta tem de pior. a globo pelo menos tenta ousar um pouco, e às vezes se dà mal - vide bang bang. o sbt se volta pro dramalhao mexicano (e sempre consegue resultados melhores quando vai buscar direto na fonte em vez de produzir versoes brasileiras). já a extinta manchete tinha um pé na pornochanchada pra atrair a audiencia masculina e produziu algumas novelas bem interessantes, influenciando um bocado a globo, q ateh pegou muita gente de la, entre tecnicos e atores. voltando à tv dos bispos, avassaladoras (ou o finado turma do gueto) eh um caso à parte, pois aih eles nao conseguem nem mesmo chegar perto do pior da globo

o cítrico | Homepage

Luís Venceslau disse...

A grande diferença que percebo é a fotografia. A da globo é excepicional. As outras são muito fracas. Não assisto novelas e não posso julgar as tramas. Mas acho q as da record tão fazendo um relativo sucesso.

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

O problema da Globo foi ter ousado demais. Bang Bang começou até bem, até que caiu nas mãos de Carlos Lombardi (da tenebrosa Kubanacan) e virou essa droga que é hoje. "Prova de Amor" da Record, que é no mesmo horário, tá pegando o vácuo. É uma espécie de Malhação onde tem sempre alguém rezando e tentando prestar algum serviço, como é nas de Glória Perez. Alguns diálogos são engraçados de tão idiotas, sem falar nas partes "emoção". Até Sítio dá de lavada.. Mas eu tenho que admitir que a fotografia e a direção de Sinhá Moça (dos mesmos de Cabloca) são até legais.. ps.: Agora sim posso conectar na semana. Viva o Laeg da UFCG! \o/

o chofer

Luís Venceslau disse...

"Em relação à construção de outros terminais, o prefeito da Capital disse depender do ritmo da implantação da bilhetagem eletrônica que vai formatar um novo modelo.

¿Precisamos reorganizar o sistema. Não é necessário ter todos os ônibus vindo para o centro da cidade, os quais podem ser regionalizados, fazendo com que apenas os ônibus que façam ligação com os terminais venham para o centro¿, explicou, complementando que isso desafogarão os corredores, desorganizados na última década." (WSCOM 05/04/06)

Vejam que João Pessoa segue no desenvolvimento do sistema de transporte público já adotado em Aracaju, como bem adiantei que era o mais eficiente que existe, no post anterior.

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

Hoje tô com MENAS paciência de ler todos os comments - deve ser sono. Já faz muito tempo que considero novelas produto cultural barato, de segunda linha. Infelizmente. Há muitos pesquisadores da nossa área que se dedicam a isso. Resumindo, como pra mim todas as novelas são ruins, as da Record fazem coro. Mas diga-se: a audiência está tão boa que duvido que a Universal desista dos investimentos folhetinescos.

Breno | Homepage

Luís Venceslau disse...

a Globo tem adotado uma imagem em Sinhá Moça que desconfio que eh maquiada na pos-produçao pra parecer melhor, com mais cara de pelicula. a planificacao/movimentos de camera tb sao elogiaveis. agora diferença mesmo vc nota quando vê as minisseries. e eu nao to nem pensando em hoje eh dia de maria ou cidade dos homens. em JK, por ex., me impressionou como o cuidado eh maior, ha bem menos closes etc. em relacao às novelas. tudo pq vai ao ar numa faixa de horario em q o publico eh mais seleto. mas a diferença mais visivel entre as novelas da record e as da globo, no q se refere à tecnica, eh a cenografia. como sao pobres os cenarios da record!

ainda o citrico

Luís Venceslau disse...

constatação 2: Dostoiévski me surpreendeu; consegue ser ainda pior que Machado de Assis!

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

Eu não sei nem os títulos das novelas que estão passando.

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Ailton, pra criticar Dosta, você tem que passar por cima de dois cadáveres: do meu e do do titular deste blog (gostei do "do do"). Tu tás perdendo o juízo, é? Prova de Amor só pode tar ganhando em audiência por causa do fiasco do Bang Bang, porque é ruim demais.

Dina

Luís Venceslau disse...

sem condições, dina. Crime e Castigo é o pior livro q leio na minha vida desde A Montanha Mágica, da Série vaga-lume.

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

o negócio complexo de ver novela é que, por pior que seja, a pessoa começa a acompanhar, aí vicia. creiam em mim que vicia sim. américa era tão ruim, mas tão ruim que chegava a ser a coisa mais cômica passando na globo na época. eu não conseguia não assistir. quanto a ailton e dostoi, tenham calma nessa hora. vocês conhecem a peça, precisam dar os devidos descontos.

Gio

Luís Venceslau disse...

eu tenho argumentos. Quando cheguei na metade do livro e vi q era uma merda, já esperva o repúdio alheio, por isso cmecei a anotar as fragilidades do livro. tenho argumentos pra falar mal por mais de uma hora. Oh, meu Deus, é nessas horas em q vejo que fui injusto com Machado: perto de dostoiévski, assis é um papa da literatura.

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

Ailton, o imbatível! Acho que todo blog fica interessante se Ailton começar a comentar nele. (Isso não é uma indireta, viu Luís?) Ailton, só posso dizer que Claudio Paiva releu Crime e Castigo e só comentou: puxa! que livro!

Breno | Homepage

Luís Venceslau disse...

Crime e Castigo é o melhor livro de minha vida, seguido de O Perfume, de Suskind, e O Amor nos Tempos do Cólera, do Gabo. Tu deve ter lido uma tradução muito ruim do Dosta, só pode ser. E, Luís, só um arremate: "picolé de chuchu" não designa coisa ruim, apenas coisa que não tem presença, que não fede nem cheira.

Dina

Luís Venceslau disse...

por mais que a tradução fosse boa, ainda assim a narração seria ruim. O que é ruim no livro é a linha narrativa. Se fosse um roteiro, eu diria que está cheio de fatos "patéticos" (lembram, luís e bruno?). Dostoiévski reduz São Petersburgo a uma vila, uma... uma... Campina Grande, onde todo mundo é vizinho de todo mundo e, quando não se sabe onde onde fulano mora... surpresa! Fulano é vizinho de sicrano e ouviu toda a conversa atrás da porta! (isto é um fato patético). Tem várias outras coisas, mas seriam bom eu apresentar meus argumentos em uma mesa da feirinha. eheheh. Mas digo logo: Ródia é o ser mais "picolé de chuchu" q tem no livro. Todos os outros personagens, embora sejam secundários, são mais interessantes que o pulha do Ródia. Por exemplo, o autor só deu voz a Andriei Siemiônovitch no fim do livro, mas nas poucas páginas q ele falou, deu pra ver que ele era bem mais interessante q o verme do ródia. Francamente... Junta-se a isso o fato de crime e castigo ser uma autobiografia... Livrinho chinfrim.

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

eh sussekind. /// me incomoda essa canonizacao de claudio paiva. q importa se ele fez doutorado na frança, foi orientado por maffesoli.. pra mim nao faz a menor diferença o q ele achou de um livro. mesmo pq q eu saiba a area dele nao eh literatura. se ainda fosse sobre uma telenovela eu ficava calado..

BrUNO

Luís Venceslau disse...

Dina: para algo que pretende ser uma obra de arte, não provocar nada é ruim. É a anestesia, contrária à estesia, de onde vem estética, sensação.. || Ailton: De fato, São Petersburgo era uma cidade pequena, pobre, suja e pestilenta; Ródion era sim um "picolé de chuchu", um nada; você captou perfeitamente. Mas o livro não chega a ser uma auto-biografia. A única coisa que Dosta e Ródion têm em comum, além da pobreza e da solidão, é o fato de terem sido presos. E Cládio Paiva é só mais um ao redor do mundo que gostou do livro, depois de um século do seu lançamento.. Tu é o primeiro que eu vi que não gostou.

o choFer

Luís Venceslau disse...

isso aí fui eu

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

é porque eu sou original. Vamos aos fatos: quando eu digo que não gosto de MAchado de Assis ou de Dostoiévski, descontem algo. Eu só quero expressar o seguinte: eles têm uma fama muito maior do que a sua própria lietratura. Crime e Castigo é um livro medíocre, não justifica a fama q tem. Um livro de contos como Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo; ou os romances de Gabo, sim; justificam a fama do autor.

a | Homepage

Luís Venceslau disse...

querem saber? um dia a gente devia começar a catalogar as teses polêmicas de ailton. so' pra morrer de rir daqui a alguns anos.

Gio

Luís Venceslau disse...

Ailton é a única alma insana a dizer que Crime e Castigo é uma obra medíocre. Tá fumando coisa. E ainda dizer que é autobiográfico é de um disparate absurdo. Só pode ser mania de ser "do contra", porque nem nos argumentos ele tá convincente. E Susseking, nada, isso deve ser outro autor.

Dina

Luís Venceslau disse...

tem razao, dina, eu me confundi

bRuno

Luís Venceslau disse...

Dina, eu tenho argumentos literários. Totalmente literários. Hélber e Bruo, por fazerem Letras, não podem discorddar de mim nesses argumentos. A minha crítica é para a narração. Há personagens muito interessantes no livro (q sem dúvida foi inspirados nos tipos q Dostoi encontrou durante a vida), porém, o prórpio Ródia é um picolé de chuchu. Vou citar mais um fato biográfico do livro: a figura de Pulkéria Alieksándrovna, a mãe, é assaz inverossímil. O que é ela então? E a representação projetada da mãe que Dostoiévski nunca teve (ele perdeu a mãe quando era muito novinho). No livro, ele inverteu as coisas: quem tinha morrido era o pai. Mas dá pra sacar de cara que toda aquela bondade exagerada da mãe não é de graça... ela só podia ser uma projeção de alguém! Eu posso ser o único q discute a qualidade de crime e castigo, mas tu és a única q diz q ele não é autobiográfico. eheheh

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

eh a primeira vez q alguem me dá credito por fazer letras. ei, o fato de um personagem ser picolé-de-chuchu nada diz sobre a qualidade da obra. cortazar diz que até uma pedra, nas maos de um kafka, daria um conto extraordinario. e eu axo q vc ta sendo pouco humilde ao afirmar com tanta conviccao a existencia dessas associaçoes entre a vida e a obra do dosta. o q tu diz lembra bastante as abordagens psicanalíticas. e depois tu ainda vem meter o pau na psicanalise. ô, contradiçao..

o citrico | Homepage

Luís Venceslau disse...

Eu nem me ligo em biografias, porque na maioria das vezes me decepciono com tamanha mesmice. Ainda assim, não enxergo como uma vida como a de um escritor do naipe do Dosta pode se assemelhar à de um assassino semi-miserável. Salvo engano, lógico.

Dina

Luís Venceslau disse...

Luis, o q estah acontecendo com nossos blogues?

bRjnO

Luís Venceslau disse...

Ei, fuderosíssimo, os Karamazovi. Nem acredito que li mais de 300 páginas em quatro dias. Ivã já começou a surtar de esquizofrenia e Smiérdiakov confessou.

Dina

Luís Venceslau disse...

smiérdiakov? isso nao eh nome, eh barulho de motor de formula 1

brUNo

Luís Venceslau disse...

Picolé de chuchu é uma expressão da moda?

PauLa

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...