segunda-feira, 1 de dezembro de 2003

METROquê?

Domingo li num jornal que um novo fenômeno comportamental está rodando o mundo: o surgimento dos Metrossexuais. O nome soa é estranho, parece que é mais uma categoria no "mercado" segmentado que a sexualidade se tornou, mas não é. Se trata de uma classe de homens que assumiu a vaidade, passando a se preocupar com a estética do próprio corpo. Se vestem muito bem, fazem unhas, lipoaspiração, depilação e usam de toda a infinidade de creminhos pra pele que possa existir. Como baluarte dessa nova tendência está o jogador, e agora, Sir David "Posh Spice" Beckham.

E não é só no aspecto físico que os homens tem contrariado o mito do "machão". No nível comportamental, os homens também têm buscando uma "suavidade", uma sensibilidade diferente... Quem viu o Big Brother pôde ver o Thirso (não sei se é assim que se escreve) se derretendo pela Manuela, discutindo todos os dias todas as nuances daquele relacionamento que teimava em não começar. Se meu avô visse aquilo, diria: "Pega logo essa cabrita com força, rapaz!".

Temos um exemplo dessa retomada da ternura aqui bem perto de nós, há um link de distância, no blog de Ailton. Num grande ato de desnudamento, ele expõe o quanto pode ser mal interpretado o fato de um homem demonstrar uma sensibilidade mais aflorada. Grande Ailton!

Mas voltando aos Metrossexuais, quando li a tal matéria, a primeira coisa que me veio à cabeça foi: isso não passa de uma tendência localizada, relegada aos grandes centros, e que a mídia tenta massificar em prol de interesses comerciais implícitos e blábláblá...

Hoje na universidade eu estava numa mesa com mais quatro caras. Ao longe, quem visse imaginaria que só poderíamos estar falando de 3 assuntos: 1) Mulher, 2) Futebol ou 3) Mulher. À seguir, algumas pérolas colhidas da conversa dos mancebos:

- Ah, eu só uso o condicionador X.

- Eu tenho que usar shampoo pra cabelos secos, porquê meu cabelo já é muito oleoso...

- Depois que eu raspei a cabeça, tenho que pôr protetor solar senão me queimo todo...

Eu estava errado. É possível ser cosmopolita sem sair da Paraíba.

16 comentários:

Luís Venceslau disse...

Meu mano é mais vaidoso que eu... O menino passa hooooooooooooras para se vestir, tem um apuro na escolha das roupas, no cuidado com o cabelo e tudo mais. ELEGANTÉRRIMO. E uma coisa deve ser dita: HOMEM CHEIROSO é tudo!

Anninha | Homepage

Luís Venceslau disse...

Concordo, agente NN! // Mas teu amigo devia usar shampoo pra cabelos oleosos, pq o pra cabelo secos não serve naum. Vai deixar mas oleoso ainda!

MIla

Luís Venceslau disse...

Agente MI, também fiquei tentando entender qual era o shampoo do amigo de Luís :-). Uma indicação aos meninos que começam a enveredar por estes caminhos: não comprem xampu do Boticário, porque maltrata muuuuuuito o cabelo :-( e ainda por cima é caro pra caraca

NN | Homepage

Luís Venceslau disse...

peraía que ficou um mal-entendido no post anterior: EU disse que era um "doce de pessoa" por causa desse comentário aqui://

Amoooo doces! Sou apaixonada mermo! Sou chocolatra mas.. Fui obrigada a deixar de ser! Intolerancia, me tira do serio! A minha então...

MIla | 01-12-2003 21:29:40

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

Agentes e N², eu ia protestar sobre esse negócio de xampu masculino, mas desisti porque vcs escreveram tão bonitinho. A propósito, não tenho problema com depilação. Imaginem eu me depilando! KKKKK

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

ouxe, o box de coment não aceita a letra grega MI. Ele é cego pras melhores coisas do mundo. fazer o q?

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

Agente 106, ontem você esteve conosco em todas nossas orações guerrilheiras. Disse à agente MI que seria uma pena o companheiro só saber da vitória de nossa revolução um dia depois de sua consagração, mas tenho certeza de que você estava meditando sobre estratégias bélicas àquela altura da noite e só por isso não esteve conosco. Agente LU fez excelente trabalho e, se hoje temos um espaço digno, muito devemos agradecer ao esforço deste caramada. Agente Laranja também foi bondoso ao docemente sucumbir. VIVA O DIA 16!!!!

NN | Homepage

Luís Venceslau disse...

Vc estavam todos juntos no MSN? Hum... isso me cheira a traição da alta cúpula. Agente NN e Agente MI, não se misturem com o agente Laranja, ele é 6boca. Já o Agente LU... Desconfiem de um agente masculino que usa um codinome assim: "LU", parece até mulher. Pode ser pra despistar, mas tomem cuidado com ele(a). Unam-se a mim, agora, Agentes MI e NN, vamos conquistar O MUNDO!!!!!!! Começaremos pelos mundo pequenos: www.quemundopequeno.blogger.com.br de GIO!

agente 106 | Homepage

Luís Venceslau disse...

isso de homem sensível é legal. mas não confundir com homem fresquinho, por favor... :P não simpatizo com essa nova onda (se bem que a primeira vez q vejo falar dela é aqui no blog ;P), nao tem por que homem fazer unha, lipoaspiracao, usar creminhos e etc... ja basta as mulheres q sao assim ;P já homem meiguinho, doce, delicado... é tudo :}

Luísa

Luís Venceslau disse...

Anninha: Meu shampoo é aquele que estiver disponível no banheiro. Lavando, é o que importa. Eu não me importaria em usar o seu.// Luísa: Eu só tenho amigos sensíveis.

Luís | Homepage

Luís Venceslau disse...

Minha vida pode ser dividida entre Antes e Depois de Garnier Fructis.

Bruno | Homepage

Luís Venceslau disse...

ahahahahaha agente laranja foi foda! hehehe

Bruno | Homepage

Luís Venceslau disse...

concordo, Lu é coisa de viado. Nem Luisa eu chamava de Lu, improvisava outro. hohoh

Bruno | Homepage

Luís Venceslau disse...

Esse negocio que homem não é vaidoso pra mim é mito. Quem não é vaidoso é cachaceiro, p.e., porque até pedreiro no final do expediente, sai cheiroso da construção.

Dina

Luís Venceslau disse...

Ah, Luís, isso me fez lembrar uma crônica de Fernando Sabino! Numa em que estão homens e mulheres reunidos em salas separadas. As mulheres falando feito matracas e os homens: "Nossa, de que elas falam tanto..." "De cabelo, essas coisas." "Imagina só se a gente fosse falar de barba? Todo homem faz a barba e pronto" "Eu não faço" E aí começam, cada um que diga um jeito diferente de fazer a barba, os produtos certos... muito engraçado! =)

Larissa | Homepage

Luís Venceslau disse...

Na Vip desse mes fala dos metrosexxuais, mas ainda nem li o que é.. ps. dina andou cheirando uns pedreiros (?)

Bruno

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...