terça-feira, 6 de janeiro de 2004

Orientais


Imagine um casal se encontrando no final de um filme, após uma série de desencontros. Enfim, eles percebem que dali em diante vão poder ficar juntos. Qual atitude selaria esta certeza? Um beijo, é claro. Mas no filme do Jackie Chan não foi assim.

Passou ontem na Sessão da Tarde. No filme ("O Último Desafio", eu acho), Jackie interpretava ele mesmo, um empresário cujo hobbie era lutar e que agora se via as voltas com a solidão, procurando sua alma gêmea entre as fúteis modelos que o rodeavam.

Num dado momento, ele conhece uma moça, recém-chegada do Taiwan, que fora guiada até a China por uma mensagem numa garrafa, encontrada pelo seu golfinho de estimação. Enquanto se conheciam, inevitavelmente um foi que pegando afeição pelo outro (algo como A Dama e o Vagabundo, só que ao contrário). Jackie começa a acreditar na possibilidade daquela inocente caipira poder ser sua parceira ideal, que há muito procurava. Mas, para atrapalhar tudo, ele acaba mandando-a embora ao confundi-la com a mulher de um gangster, rival seu, e ela volta pro Taiwan, desiludida.

Algumas lutas acontecem e paralelamente ele descobre que havia se enganado. No fim, ele consegue reencontrar a moça, se explica pra ela, convence os pais dela de que realmente a ama e então... Se abraçam. Não trocam nem beijinhos no rosto. De mãos dadas, o casal fita sorridente o Oceano Pacífico e pronto, sobem os créditos.

Para mim, acostumado aos moldes cinematográficos americanos, um beijo apaixonado seguido por um meloso BG instrumental seria o final lógico do filme, como foi pra tantos outros da filmografia universal. Demorei pra perceber que se tratava de uma produção essencialmente oriental, dada a natureza dos atores, dos nomes que apareciam nos créditos e os países onde a historinha aconteceu. Por isso esse recato todo, esse puritanismo... Tem cena em Malhação que sugere mais do que esse filme todo.

Estamos mais distantes do Oriente do que pensamos.


16 comentários:

Luís Venceslau disse...

Não assisti a esse filme, mas concordo com vc: ainda estamos muito distantes culturalmente do oriente. Diferenças culturais é uma das coisas que mais me dar prazer em estudar, pesquisar. Adoro mesmo! Qt a cultura oriental, o que posso dizer? Até resolvi fazer dança do ventre e tenho vontade de aprender dança tailandesa, sem falar nas massagens orientais. Mas acho que "esse recato todo, esse puritanismo" (como vc disse) tbm não é bem assim não. Depende do lugar, da faixa etária, religião... essas coisinhas todas. // Depois quero saber a história do sonho direitinho, ok? Xauzinho

tua comadre

Luís Venceslau disse...

Eita, fui a 1ª!

MIla

Luís Venceslau disse...

Ouxe, menino, eu o-d-e-i-o o Jackie Chan:-S. Assista ao "Alta Sociedade", que é obrigação de todo homem bem intencionado com o cinema e com a música. :-*

Irmã da comadre | Homepage

Luís Venceslau disse...

Outra coisa: você vê o "Pânico na TV", aquele programa que o pessoal da rádio faz lá na Rede TV! ? Pois bem, vc poderia trabalhar com eles naquela sessão em que contam os finais dos filmes que passarão na Globo e no SBT na noite de domingo. Aproveitando o ensejo, vou contar o fim do SDA ( Retorno do Rei ): Frodo e Sam assumem uma relação romântica e são expulsos por Sarumam e Gandalf das Terras-Médias, tornando-se um casal de gollums banidos.

Irmã da comadre | Homepage

Luís Venceslau disse...

Adorei, maNNinha! Muito criativo! Eu não disse que esses hobbitses eram gays! Que Frodo e Sam tinham um caso! Eu e Bella, e agora NN tbm. ehehe

MIla

Luís Venceslau disse...

haha. Sim, estamos distante graças a Alá, ao Buda, aos preços das passagens aéreas.

Dina

Luís Venceslau disse...

Não é cólica. É mau humor. Profundo mau humor...

Ovelhinha® | Homepage

Luís Venceslau disse...

MaNNinha MInha, falo sério quando digo que os hobbitses tinham algo "a mais". Repara no olhar de ciúme do Frodo no final do filme... Para mim, esta é uma das inúmeras "simbologias" do filme de que meu irmão tanto fala. Não podia ficar escancarado, mas que tentaram deixar a gente pensando na vida sexual dos pequenos...Ah, isso tentaram!

NN

Luís Venceslau disse...

Bá.. normal isso acontecer nos filmes chineses, salvo de "O Tigre e o Dragão" que tem até cena de amô... Vai entender? Não é culpa do Jack, é do diretor... =P

Harley Girl | Homepage

Luís Venceslau disse...

confirmado los hermanos dia 24. e vai ter tb lan lan e os elaines. :D

Bruno

Luís Venceslau disse...

sam e frodo não são gays. Tenho certeza, foi só um mal entendido. O mesmo não pode ser dito para Gimli e Legolas. Esses, sim, são gays.

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

odeio Jackie Chan tbm. odeio tbm aquele q todo filme dele acaba numa lutar dentro de um círculo de fogo.

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

Ailton, eles são gays. Aliás, o filme é bem gay em alguns momentos. Só se salva mesmo o Aragorn.

NN

Luís Venceslau disse...

Desculpem: este "só se salva" pareceu preconceituoso, mas eu sou amigona de vários gays e os adoro muito. Vai ver foi até por isso que achei Frodo e Sam duas fofuras.

NN

Luís Venceslau disse...

bah luis, tem tanto filme legal pra caralho que só sugere, nao mostra nada...
tu que é romantiquinho e tem que ver beijos e ouvir suspiros =P

miss lexotan | Homepage

Luís Venceslau disse...

como sempre (concordo com) a miss. :)

Agente Laranja

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...