domingo, 4 de janeiro de 2004

Ainda


Só complementando o post anterior: eu não sou contra gírias nem estrangeirismos, pelo contrário. Isso é o que mostra o caráter dinâmico da língua, sua capacidade de evoluir, se reciclar, etc, etc... Quanto aos vícios eu não vou nem falar por que há vezes em que realmente o problema é mais psicológico do que lingüístico, então melhor não opinar.

O que eu não aceito mesmo são essas expressõezinhas que um belo dia alguém tido como descolado/antenado aparece falando e que daí em diante está todo mundo repetindo, sem nem ao menos se perguntarem se tal expressão faz ou não algum sentido. Sendo bastante custosa a reflexão, bastaria apenas que evitassem seu uso, à medida que ela fosse ficando mais e mais freqüente. Pelo menos assim a coisa não ganharia status, como foi no caso dos insistentes gerúndios do telemarketing: "estaremos encaminhando", "estaremos enviando"... É um clichê: uma mentira contada muitas vezes uma hora vira verdade.

Ainda sobre palavras, descobri um site interessante, adequado a estes tempos de muita leitura no computador. É o site do Projeto Releituras, que além de conter textos de escritores iniciantes, possui um acervo de mais de 900 textos de mais de 200 autores, nacionais e estrangeiros, clássicos e contemporâneos, enfim, de todo gênero e época. Lá dá para encontrar muita coisa de Nelson Rodrigues, Rubem Fonseca, Clarisse Lispector e de todos os outros possíveis de serem lembrados. Claro que não tem toda a obra de cada autor, mas pelo menos já dá pra ter uma noção desse ou daquele escritor.

Apocalipse Now é muito bom. Só ele em seus 200 minutos pra me redimir da bobeira de dias atrás. Marlon Brando, Martin Sheen (pai do Charlie) e Harrison Ford, sendo dirigidos pelo Coppola. Faz tempo que não via tanta estrela junta, e ainda mais ao som dos Doors. "This is the end, my only friend, the end..."


7 comentários:

Luís Venceslau disse...

Primeirinha

Rainnha

Luís Venceslau disse...

Estou tão nervosa com as seguidas "mortes" do Cavaleiro Aílton, que o "the end" do teu post já me deixa cismada: estás pensando em colocar um fim aqui? Não deixarei, meu Luís XV

Eu de novo

Luís Venceslau disse...

vcs viram Apocalipse Now? Uh, Brando insuperável, magnífico! Hoje vi Prenda-me se for capaz, com Martin Sheen, que faz o soldado em Apocalipse. "Envelheceu mal", pensei. Só não fui porque bati um ronco poderoso que me despertou só no dia seguinte.

dina

Luís Venceslau disse...

ah, agora vc esclareceu as coisas. eu odeio essas girias q as pessoas simplesmente aderem da noite pro dia. qt ao filme, a trilha é massa, a sequencia inicial é arrepiante, a fotografia é excelente, mas eu esperava mais, ou pelo menos, esperava q fosse bem diferente em termos de roteiro. qt às atuaçoes, num filme como esse os atores nao podem mostrar muita coisa, portanto nao há nenhuma interpretaçao brilhante. esse é o tipo de filme q o diretor faz os atores de bonecos, os personagens têm uma só expressao e têm pouca complexidade, beirando a caricatura. nao curto muito isso nao..

Agente Laranja | Homepage

Luís Venceslau disse...

E o que é que você curte, Mr Magoo?:P

Ovelhinha® | Homepage

Luís Venceslau disse...

aumenta essa letra ai pow,quase n dá pra ler varei,se fosse em todos os blogs tudo bem mas é só no teu...

herica

Luís Venceslau disse...

ei, pode crer! eu tb notei q essa fonte dos posts encolheu! ou sou eu q to ficando cego? ou será que herica tb fumou um?

Agente Laranja | Homepage

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...