sexta-feira, 9 de janeiro de 2004

Die Verwandlung


Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de seus sonhos intranqüilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.

Foi com esta frase peculiar que Franz Kafka iniciou talvez o mais célebre de seus livros, A metamorfose. Quem não lembra daquela música dos Inimgos do Rei, a antiga banda do Paulinho Moska (que hoje é só Moska), que dizia: "Sim, vem KAFCar comigo/ Sim, gosta de tudo o que eu gosto". Pois é, sempre soube do mote da história, e a música só o familiarizou mais. Nunca imaginei que algum dia fosse ler este livro e que ele fosse exatamente do tipo que eu gosto: daqueles capazes de dar um baque, de te deixar pensando por dias. Muito bom. Não é a toa que é clássico...

A discrepância foi que, baseado na música, cujo título é "Uma barata chamada Kafka", eu pensava que o rapaz se metamorfoseara numa barata simples, pequena, como todas as que conhecemos. Asseguro-vos de que o monstruoso do Kafka não fora bem apreendido pela letra dos rapazes...

O Orson Welles já dirigiu uma adaptação para o cinema de outro grande clássico do Kafka (O processo), o que me interessou muito. Para a vibração de Ailton, Franz Kafka morreu de tuberculose, no dia 3 de junho de 1924. Tinha que ser logo disso...

10 de janeiro. Três meses de blog diário. Ainda bem que eu acredito em metamorfoses...


5 comentários:

Luís Venceslau disse...

primeirinha

nn | Homepage

Luís Venceslau disse...

Luís, Kafka sempre foi um de meus favoritos. Fazendo contra-ponto à doçura de um ¿Tom Sawyer¿, ele me chega com o amargor genial de uma ¿Carta ao Pai¿ ou com a sensibilidade austera de um ¿Artista da fome¿. Dickens, com seu olhar de jornalista e com seu charme britânico, é outro que merece meu aplauso anônimo. Te adoro, moço querido.

nn | Homepage

Luís Venceslau disse...

Luis, ainda lerei "a metamorfose". mesmo sem ler acho muito odo carai o livro, a história. E, quer dize, eu já tinha lido o comecinho do livro e achei fooooda! Mas a música do Inimigos do Rei, eu tbm sempre soube que o mote era a metamorfose, mas tu acredita que dia desses (3 dias atrás, no máximo) eu toquei essa música pra MI no violão. Ela disse que não gostava, achava brega. Eu acho muito massa: "Oferecia ela uma batida de limão, perguntei se ela gosatava dos beatles, perguntei se ela era de escorpião" Já imaginou uma barata de escorpião? Logo escorpião! Um predador! E ainda por cima a constelação mais bela do céu.

ailton

Luís Venceslau disse...

KD A PORRA DO POST MATINAL DE DOMINGO, SEU VERM... DIGO, SUA BARATA!

AILTON

Luís Venceslau disse...

Luís, consegui ler "A Metamorfose" no computador. Peguei no cultvox (www.uol.com.br/cultvox) - 30 páginas de pdf! Demorei que só a porr* porque ler na tela é fod*! Meu irmão me perguntou e eu não consegui responder: porque todo mundo diz que Gregor virou uma barata? Procurei várias versões e só encontrei a palavra inseto. Existem tantos! Alguns até apresentam programas de TV aos domingos!

Breno

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...