sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Eterno Carnaval


Está chegando o Carnaval e, como parte dos saudáveis festejos, a cidade é invadida pela onda do mela-mela. Quem depende de ônibus sabe o que é isso. No período, a garotada confecciona bombas feitas com canos (algo como umas ampolas gigantes) para esguichar toda sorte de melecas e nojeiras nos ônibus que passam. Este é o tempo das viagens fétidas e abafadas, de janelas fechadas. Claro, ninguém quer se arriscar a levar um banho de água de esgoto, óleo queimado ou um ovo podre na cabeça. Todo o cuidado é pouco.

Uma vez eu estava num ônibus quando uma menina que viajava com a cara na janela foi atingida por um jato de água com cal. Foi no finado SETUSA. Lógico que vinhamos alertando. "É bom fechar isso aí...", "Menina, ainda vão te pegar..." Pois bem. Foi só uma questão de tempo para a suspeita concretizar-se. Ainda pingou um pouquinho em mim...

Não faço a mínima idéia de onde vem essa tradição escatológica nem de qual é sua relação com o Carnaval. Protesto de classes? "Vocação do brasileiro ao deboche"? Puro instinto maléfico? O certo é que há cidades em que isso consegue ser coibido sem que ninguém tenha que andar cismado. Por aqui as coisas são meio frouxas. É isso no carnaval, os fogos no São João, o cerol das pipas, os cultos ensurdecedores... Vive-se num clima de "aqui pode tudo" e dane-se quem estiver por perto. No mais, caso saiam, tentem manter as janelas bem fechadas.

Acabei de ler "O pequeno principe". Tão meigo...


12 comentários:

Luís Venceslau disse...

deixa eu ser policial q resolvo isso. E ontem eu vi "Le Petit Prince" em francês na biblioteca da UFPB... mão coçando pra pegar... já li em português, mas nunca em françês. Não peguei. tenho um projeto pra fazer. Ah, eu voltei.

ailton

Luís Venceslau disse...

qdo era criança os guris da rua enchiam as bombas de xixi. era uma coisa linda ver todos correndo de volta pra casa qdo algum motorista enfezado resolvia descer do carro e tirar satisfação! rs. bom carnaval pra o senhor, seu luis!

lala | Homepage

Luís Venceslau disse...

ecaaaaaa!!!

PauLa | Homepage

Luís Venceslau disse...

mela-mela aki?? nunca vi! deve ser coisa de cruz das armas.. em Patos sim tem.

Agente Laranja

Luís Venceslau disse...

Lembro-me desse fato no finado setusa e isso foi em valentina e n em cruz das armas... =(

Herica

Luís Venceslau disse...

eh viagem esse livro o pequeno principe,crime e castigo apesar de n ter lido deve ser massa

Herica

Luís Venceslau disse...

EU ADORO O PEQUENO PRÍNCIPE!!!! NÃO SOU FÃ DE CARNAVAL, MAS PELO MENOS TEMOS UM FERIADO!

DANI | Homepage

Luís Venceslau disse...

Putz...carnaval já não é lá essas coca colas...tendo que andar "sob suspense" então...difícil, mas quanto ao pequeno príncipe digo que esse é um dos livros mais doces que já li! Adoro o Pequeno Princípe e a Raposa!

Susy | Homepage

Luís Venceslau disse...

Eca, também não gosto muito disso não, mas não posso dizer nada porque já fiz isso quando era pequena. Pelo menos a água vinha da torneira do jardim daqui de casa...

Larissa | Homepage

Luís Venceslau disse...

Lu.. cadê tu? =P

PauLa | Homepage

Luís Venceslau disse...

Ai que delícia!!!
eu o li há bem pouquinho...eu amo e quero ter o meu...
Não sei bem se vc foi irônico, amigo mio, mas...eu realmente gosto do petit prince...
beijoka grande
Lika

Lídia Stoeckli Ayala | Homepage

Luís Venceslau disse...

Mensagem pra você

NN

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...