terça-feira, 24 de fevereiro de 2004

Entrudo


No post passado eu falei que não sabia qual era a relação entre o mela-mela e o Carnaval. E não é que eu descobri? A origem disso está no Entrudo, uma festim originário da India, trazido para o Brasil por navegadores portugueses no século XIX. Ele consistia em uma "guerra" de excrementos e talco pelas ruas depois da Quaresma, onde também se atiravam ovos dos altos das janelas e davam-se banhos gelados em quem só assistia o mela-mela generalizado. A coisa chegou até a ser proibida lá pelos idos de 1850, por quase sempre terminar em brigas e facadas.

"O Brasil é um país sem memória", dizem os melancólicos promotores culturais, sem saberem o quanto enganados estão. O Entrudo esta aí, modernizado é verdade, mas ainda vivo em nossa sociedade. Tudo pelo bem das tradições.


7 comentários:

Luís Venceslau disse...

Primeira :-)

NN

Luís Venceslau disse...

"Entrudo"? Luís, meu querido, tu descobriste isso onde? :-/

NN

Luís Venceslau disse...

excremento é com x. :)

O fiscal

Luís Venceslau disse...

Lu, entre febres, aLUcinações e termômetros, atualizei o blog hoje! :-)

NN

Luís Venceslau disse...

"excremento". Nossa, franzi o sobrolho agora com este retorno à memória do carnaval. Quase tive meus nervos crispados com o nonsense desse críticos. Sacou, sacou?

Dina

Luís Venceslau disse...

Embora essas correções sejam desnecessárias, dessa vez eu até me espantei: é com X mesmo! NN: Vi em alguns jornais e fiz um mix de tudo o que li. :)

o chofer

Luís Venceslau disse...

Como é que eu vivi até hoje sem saber disso????:) Bom, sobre meu post, realmente não sei qual a acusação que pesa sobre camarada José Dirceu. Mas ele não pode dar motivos pra ser acusado de nada. brecha nenhuma. Infelizmente a esquerda vai ter que andar como se pisassem em ovos por muito tempo nesse país até se fazer respeitar. Se é esse o preço que têm que pagar, que andem dessa maneira. Mas dar motivo, o mais besta que seja, não pode. Não agora!

Ovelhinha® | Homepage

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...