segunda-feira, 1 de março de 2004

Peculiarmente dourado


Os membros daquela familia, como muitos de muitos lares pelo mundo, não haviam assistido nenhum dos filmes que concorriam a alguma estatueta no Oscar. Mesmo assim, desde o início da transmissão da cerimônia, todos estavam lá, em volta da televisão.

Na verdade a maioria deles só estava mesmo. O pai e o filho mais velho dormiam cada um num sofá e a mãe, que costurava, às vezes olhava de soslaio pra TV, em seus devaneios de agulhas e linhas. Só a menina que tinha os olhos há dois palmos do aparelho.

Ela jamais parara para pensar no motivo daquilo tudo lhe fascinar tanto. Sabia que aquelas pessoas haviam feito coisas importantes, e olhava pra elas como um fiel olha para uma imagem sob o andor. Para a mocinha, trechos de filmes e discursos de agradecimento corrrespondiam a uma só realidade: aquele pessoal era bonito e bem vestido demais para "existir na vida real".

- Essa TV tá com defeito... Mal se entende o que se diz... - Balbucia o pai ao iniciar um novo cochilo.

Ela sabia que não era defeito. Só não sabia como explicar que a tradução simultânea estava no mesmo volume do som original da festa, o que misturava tudo. Ainda assim, ela seguia assistindo com atenção, imaginando que graça aquele palavrório todo poderia ter para aquele pessoal lá rir tanto...

Mas o que mais lhe impressionava era o fato daquele programa estar sendo transmitido ao vivo para o mundo todo. Ficava repetindo na cabeça "transmitido-ao-vivo-para-o-mundo-todo", o que lhe animava muito. De alguma maneira, sentia-se participante daquilo tudo por a sala da sua casa fazer parte do mundo.

De repente, a menina volta-se para sua mãe, intrigada:

- Mãe, meu nome tem alguma coisa a ver com esse programa?

- Hã? Ah, tem sim. Foi idéia daquele lanterninha do cinema, amigo do teu pai. Oscarine... Achei lindo...


::: É com satisfação que vos comunico que um texto meu foi publicado no MINILOMBRAS. É bem curto, de acordo com a proposta do site. Quem ainda tiver com paciência, é só clicar aqui.


19 comentários:

Luís Venceslau disse...

eu fui o 1º

ailton

Luís Venceslau disse...

confesso q voei um pouco... Não entendi o significado de "transmitido-ao-vivo-para-o-mundo-todo", que não deve ser o literal, presumo eu.

ailton

Luís Venceslau disse...

Tb acho que Clarice Lispector é o poder e ponto final. hehehehe

Eveline | Homepage

Luís Venceslau disse...

Parabéns pelo texto!!! É ótimo! Puzzle...
Ei, Luís...amanhã começo no curso de Letras...to empolgada e nervosinha...hehehe...muito teen.
Xô falar que na verdade num posso falar muito mais do texto pois ando lotada...Lotada de revolta contra a realidade, contra a TV, contra o tudo-de-errado que está aí...Por isso serei, qto a ao conteúdo dele, descendente da tribo dos pokas-palavras...Mas ele é mesmo muito muito bom!!!
Sabe...daquele papo dos filmes...poxa...A Última noite achei tipo pior que ruim...e Amelie...Amelie sou eu no teste!!! hehehe Eu adooooooro esse filme e já vi umas 4 X. Veja A Imensidão Azul sem muitas expectativas...é um filme que amo, mas nada demais posso dizer dele...coisa de paixão sem muita explicação...talvez o lugar, talvez o mar...sei lá! Eu o amo e pronto.
UFA! pokas-palavras nada...hehehe
beijo
Li

Li | Homepage

Luís Venceslau disse...

conto excelente

Bruno

Luís Venceslau disse...

imensidão azul é uma imensa merda, foi mal.

ailton

Luís Venceslau disse...

Oscarine... coitada... ;) - Dizem que em Campina tem um cara que se chama "Uldi Alei" e uma menina chamada "Amandova". Bã! :P

Zabella

Luís Venceslau disse...

Enquanto um dos textos é porcelana pura, o outro ( do Minilombras ) é quase trágico, quase cômico, quase tudo. Ambos geniais. E enxergando a Oscarine em frente a tevê, olhos colados ao monitor, boca aberta ( isso ficou por conta da minha imaginação ), sentada com as perninhas esparramadas pelo chão ( tb por minha livre interpretação ), acho que vc poderia e deveria escrever contos infantis.

NN | Homepage

Luís Venceslau disse...

Também acho que o povo da TV não existe na vida real, a não ser que façam maquiagem permanente (que merda!) =) Qualquer coisa que eu escreva diante desse post será uma merda, anyway... =)

Larissa | Homepage

Luís Venceslau disse...

Saudades de suas visitas...

Bridget Jones | Homepage

Luís Venceslau disse...

eu li o do Minilombras, mas tu jah tinha me dado esse texto pra ler antes, há muito tempo. Ele foi publicado no mal?

ailton

Luís Venceslau disse...

realmente naum foi no mal naum, mas tenho certeza q um dia vc me mostrou esse texto na faculdade.

ailton

Luís Venceslau disse...

:]

Karlas

Luís Venceslau disse...

tb ja tenho a impressao de te-lo lido antes, ailton.

Bruno | Homepage

Luís Venceslau disse...

Será que foi noutra encarnação? :-o

NN

Luís Venceslau disse...

=*

PauLa

Luís Venceslau disse...

:) Eu tou feliz! Fiz a inscrição para o Congresso em Recife "na marra", assim obrigo o papai a permitir minha viagem! Faltam só 80 dias!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nem acredito! Recife, João Pessoa, MR 16, aí vou euuuuuuuuuuuuuuu! U-huuuu!

NN

Luís Venceslau disse...

Gostei do seu texto e parabéns por ele ter sido publicado no site! Bom final de semana!

DANI | Homepage

Luís Venceslau disse...

foi na frança. 1735. agora lembrei... conheci milena justamente por causa do texto.

ailton

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...