sexta-feira, 5 de março de 2004

Me engana que eu gosto


Parece que o grande segredo para o êxito na vida é partir do pressuposto que todos os demais são idiotas. É claro que a maioria sempre consegue ser mais esperta que do você, mas o batalhão de tolos restantes justifica a minha inferência inicial. Se os golpes existem é por que funcionam, e os idealizadores (cegos pela "glória" alcançada) não conseguem guardar sua receita em segredo. Para atuar, os golpistas precisam apostar no fato de que todos nós somos "inocentes", e que os seus golpes ainda estão longe de serem "manjados". Tal atitude corajosa os tornam seres, no mínimo, admiráveis.

E a Internet dificilmente ficaria livre da presença deles, tendo ela já ganho o status de espaço socialmente constituído. Isso é muito frustrante, porque como se não bastasse as pilhagens do mundo real, agora temos que aturar os "espertinhos" que nos abordam nas navegações. Reparem no que me chegou por email:


Mensagem Importante do Banco do Brasil, leia com atenção:

1 - Foi determinado através do sistema voltado à segurança de transações online do Brasil, é expresso que todos os clientes do Banco do Brasil deverão repassar seus dados bancarios imediatamente para que sua conta entre no mais novo sistema anti-fraude no sistema de internet banking.

2 - Com o novo sistema o Banco do Brasil poderá verificar a autenticidade dos dados fornecidos, a fim de verificar a veracidade dos mesmos. É importante ressaltar que só entrará para esse novo sistema anti-fraude as contas de clientes que forem acessadas a partir de 30/08/2003.

Para isso acesse agora: http://www.bb.com.br

Banco do Brasil, sempre preocupado com você.



O indício mais elementar de que isso se trata de um golpe fica visível ao acessar o link do banco que vem nessa mensagem. Ao invés de aparecer um singelo "www.bb.com.br" na barra de endeços, surge uma imbricada sequência de números e dígitos de toda a sorte, que nem de longe se parece com o endereço de um banco que é um dos mais populares do país.

Nesse caso, a crença do rementente é que o destinatário desconheça totalmente o fato dos bancos jamais cobrarem cadastros pela Internet. E o que torna isso ainda mais engraçado é que eles mandam esses emails na esperança da pessoa 1) ter conta no banco e 2) ser afobada ao ponto de enviar sua senha pela rede. Eu, por exemplo, jamais tive conta nesse banco.

O chato é que sempre vai ter gente que vai cair nesse tipo de golpe, envolvida pelo tom grave e pela confiabilidade passada pelo texto do email. De conta em conta zerada, o golpe no Brasil vai conquistando seu espaço no hall já ocupado pelo "futebol" e pelas "mulheres bonitas"...


14 comentários:

Luís Venceslau disse...

Recebi este email supostamente do BB, mas num cliquei em link nenhum, nem forneci informações, já que eles enviaram a mensagem para um email que quase ninguém tem - muito menos o Banco do Brasil....Revolta isso...

NN

Luís Venceslau disse...

a pilantragem sempre fez parte da cultura brasileira, como ja diz o enredo da sao clemente deste ano. :D

Agente Laranja

Luís Venceslau disse...

Ué... eu mandei meus dados! Me fudi?

ailton

Luís Venceslau disse...

AH! PRECISA SER MUITO INGÊNUO PRA CAIR NESSA! MAS REALMENTE TEM MUITA GENTE QUE ACREDITA.

DANI | Homepage

Luís Venceslau disse...

Ah, era ingênuo. Foi mal.

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

CARAI! eu sou um gênio!

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

O povinho que n tem oq fazer,todos fuleras...

herica

Luís Venceslau disse...

Esse Aílton... :-P

NN

Luís Venceslau disse...

Pior que dar golpes pela net é mais fácil, mais rápido, uma maneira moderna e arrojada de se dar bem a custa dos outros... E a cara-de-pau é só virtual.... >=P

Larissa | Homepage

Luís Venceslau disse...

Pode apostar que tem gente que "cai", sim: trabalho no BB e já vi vários casos. Tem até gente que informa a senha do cartão por telefone! Mas o que seriam dos ladrões se não fossem os pseudo-espertos, não é mesmo?

Karla | Homepage

Luís Venceslau disse...

Pior do que isso são as famigeradas correntes que começaram em 1865 e nunca foram quebradas... E pior é ver que você tem amigos idiotas o suficiente pra te mandarem e ficarem com medo de "quebrá-las". Essa é a enganação mais mortal! Seus amigos próximos são capazes de acreditar em tudo que Lêem...

Meu blog, minha vida???? Por quê? Ah, só pra ser chata, esse porque do segundo parágrafo é junto e sem acento!:P

Mudei de blog, embora a vida ainda esteja do mesmo jeito...

Beijão!

Ovelhinha® | Homepage

Luís Venceslau disse...

huuummm. Já disse que vc escreve mui bien??? E que sou amarradona em te ler??? Bem, eu vou dizendo, ok?....Mas sgora vc me deixou curiosa: pq agora vc tá entendendo o que posto no meu ZigZag??? ;) Conte-me td, e nada oculte de moi.
Qto ao teu post...bom...vc me fez ler este alerta que recebi no mínimo 2 X e não tive saco de ler (pq não faria transações online e nem ao menos tenho conta no BB)...hehehe...vc mandou bem no alerta! 10. bjin, Li
:*

Lídia Stoeckli Ayala | Homepage

Luís Venceslau disse...

OOOOIIIIIIIIIIIII

RAQUEL | Homepage

Luís Venceslau disse...

Mais do que apostar na ingenuidade internética, esses golpistas confiam na analfabetisse das vítimas. Cada erro infantil...

Raskolnikov

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...