segunda-feira, 29 de março de 2004

Como cães (ou reflexos induzidos a partir de uma circunstância previsível)


Noite. Uma rua. Eu andando nela. À frente, o vazio. No relógio, meia noite e dez. Três quarteirões até minha casa. Passo por um cão que não me dá bola. Postes acesos. Não passam carros. Trechos claros e escuros encadeados. Nenhum vento. Latidos ao longe. Ando rápido. Surpresa. Um vulto surge a frente. Não é sombra de árvore. Caminha no meio da rua. Suor na minha testa. Mantenho o passo. Ele vem em minha direção. Não gosto de Western. Não vejo seu rosto. Tensão. Parece forte. Fecho meus punhos. Não sei se me teme. Muros altos nas casas. Mau sinal. Aumento o passo. Ele mantém. Olhos fixos nele.

Meio quarteirão nos separa. Já o vejo melhor. Gelo na espinha. Gingado estranho. Saio do meio da rua. Abdome contraído. Ele continua no curso. Estou na calçada. Foco no horizonte. Ele na visão periférica. Qual o cãozinho de Pavlov. Saliva ao ouvir a sineta. Tremo se olho pro cara. Presença incomoda. Vejo seu rosto. Descompasso cardíaco. Ele me vê. Mal o suporto. Estou quase correndo. Boca seca. Ele muda sua rota. Vem transversal a rua. Eu o odeio. Anda mais rápido. Vem pra calçada. Instinto de sobrevivência. Fechou o ângulo. Dois passos de distância. Fator surpresa. Muito feio o rival. Agora um braço de distância. Me jogo contra ele. Ele geme. O atinjo com o ombro. Corro. Nem respiro. Corro. Latidos. Nem sinto as pernas. Corro. Chegar. Continuo correndo. Correndo.

Fim do experimento.
.
.

Mais "estímulo-resposta" em: Anna, Ailton, Isabella, Suzy, Larissa, Helber, (talvez) Bruno e algum outro que não tomei nota.


12 comentários:

Luís Venceslau disse...

priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

NN

Luís Venceslau disse...

Cara. Depois desta vou deixar de escrever. Você realmente é o melhor escritor da turma.

Helber

Luís Venceslau disse...

Eita que a escrita tá diferente de tudo oq ue eu já li por aqui. E está absolutamente genial esta sua descrição pontuada. Te adoro.

NN

Luís Venceslau disse...

KKKKKKKKKKK já tou me mijando de rir desde o começo "noite. uma rua. exterior" KKKKKKK parece roteiro!!!!!! KKKKKKKK

ailton

Luís Venceslau disse...

pô! o final me frustrou! Mas a maneira como vc escreveu, principalmente o 2ª parágrafo, induzindo as sensações, como previa o título: "reflexos induzidos a partir de uma circunstância previsível", é coisa de mestre. OS períodos curtos, dinâmicos, a sutileza do por vir! Massa!

ailton

Luís Venceslau disse...

Corre!

PauLa

Luís Venceslau disse...

Vocês me humilham... =( Luís, essas frases curtas e pontuadas geraram a tensão (e atenção)necessária... Muito, muito bom!

Lala | Homepage

Luís Venceslau disse...

Vocês me humilham... =( Luís, essas frases curtas e pontuadas geraram a tensão (e atenção)necessária... Muito, muito bom!

Lala | Homepage

Luís Venceslau disse...

hummm...Bem vc perdeu minha estréia de poeta (post dia 29), mas ainda quero vc!!! ;)

Likamenina | Homepage

Luís Venceslau disse...

1) Eu tb quero; 2) Este post tem muito de "Estorvo" :) e um pouco de "Benjamim".

NN

Luís Venceslau disse...

aiai amei mas faria so um pouco diferente... arrasou.

Forceps | Homepage

Luís Venceslau disse...

ninguem chega aos pés de ailton

Laranja

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...