quarta-feira, 6 de julho de 2005

Salvação


A notícia da guerra chegou com uma lufada de tristeza à cidade. Carretas chegavam vazias e voltavam para a capital com dezenas de recrutas para lutar sabe Deus onde. Soldados ainda sem barba na cara partiam, enquanto o contingente de mães desoladas crescia no lugar. O barulho dos aviões passando baixo e as senhoras de luto antecipado transformavam a melancolia numa peste contagiosa.

Naquela tarde Raimundo fora com os amigos se alistar na representação local do exército. Quando voltou, já de noite, entrou à surdina: não queria dar de cara com a tristeza da mãe. Jantou no escuro. Quando passou pro banheiro, viu no quintal a brasa do cigarro da mãe entre as ramagens do pé de caju. Foi dormir.

No meio da madrugada a cidade foi surpreendida por um crepitar impetuoso. Era um incêndio exatamente no pequeno quartel da guarnição, onde estavam todos os registros dos soldados que seriam apanhados nos dias seguintes.

Três da tarde. A pavorosa carreta estava estacionada na praça a espera dos recrutas. Em volta dos oficiais estava todo o lugarejo, liderado justamente pelo representante das forças armadas na cidade:

- É melhor os senhores irem embora e não voltarem mais. Vocês já trouxeram tristeza demais pra essa gente.

A carreta verde partiu e nunca mais foi vista por aqueles lados. A multidão exalou um cheiro doce de gratidão que amenizou um pouco o mormaço.

7 comentários:

Luís Venceslau disse...

ow, singelo

o citrico

Luís Venceslau disse...

Mais que singelo, Bruno, ora bolas. Tá massa. Filminho mesmo.

Lilith

Luís Venceslau disse...

É fogo..

Michelle

Luís Venceslau disse...

por onde tu andas?

ton ton

Luís Venceslau disse...

Porra, Luís, vai escrever bem lá na casseta, ou melhor, gazeta! Aposto que ainda estás bebendo dos russos, tás deixando entrever.

Dina

Luís Venceslau disse...

A propósito: como faço para entregar um convite ao Sr?

Zabella

Luís Venceslau disse...

luis tem fugido do esquema do "soco no estomago", como ele mesmo diz. ultimamente ele anda minimalista.. eh bom variar, experimentar, embora deva dizer q nao vejo nada de mais no post

o citrico de novo | Homepage

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...