terça-feira, 25 de novembro de 2003

Paciência


Foi tosco. Subi no ônibus e logo que me sentei meus ouvidos foram atingidos por uma saraivada de sons renitentes e dissonantes. Só conseguir ver a origem do barrulho algum tempo depois: um grupo de meninas, acomodado na parte da frente do ônibus, cantando da forma mais apaixonada e irritante do mundo.

Para o que eu considero ser uma pessoa antenada, eu acho que estou perto de sê-lo. Mas hoje, senti minha auto-estima musical ser abalada da forma mais traiçoeira e humilhante possível. As tais meninas conseguiam cantar músicas que eu jamais havia ouvido na vida! E todas cantavam com uma fluência... Sabiam estrofe por estrofe, as letras de ponta a ponta, completinhas. Não que as músicas fossem imprescindíveis para a formação de um gosto musical ou tivessem uma riqueza estética daquelas de te fazer comprar o disco. Mas ainda assim, me senti "marginalizado", como um gringo que é alvo de piadas de nativos.

O mais estranho era que todas no grupo ostentavam bobs nos cabelos. Todas, umas seis ou sete, com as cabeças lavradas de bobs de todos os tamanhos. Pareciam clones umas das outras, todas com a mesma voz e cantando no mesmo tom.

Felizmente, elas desceram bem antes de mim.

E é aí que me vem uma idéia: o poder do grupo. Isto já deve ter sido, e foi, tema de diversas teses mundo a fora ao longo da história. Não precisa ser tão perspicaz para perceber isso. Duvido que se estivessem pelo menos em duas, elas ousariam soltar a voz, forçando o ônibus inteiro a aturar àquela cantoria esganiçada. A "aura" que um grupo possui é realmente algo forte. Ali não estão mais pessoas, mas sim uma massa, um ser só, uma entidade com vida própria.

Vai ver que foi isso que me impediu de soltar um sonoro "CALEM A BOCA AÊ, POR FAVOR!". Por serem muitas, a probalidade de uma resposta desconcertante é maior. E ainda poderia vir uma vaia à tira colo. Tem problema não. Agüento calado.



10 comentários:

Luís Venceslau disse...

deixa de onda. te conheco, tu nao ia dizer "cala a boca ae" pra ngm. :P

Eu, polemico?

Luís Venceslau disse...

Pior, Luís, foi uma vez que eu estava no busão com uma amiga minha de colégio e as amigas da rua dela e de repente ela começou a querer chamar atenção dos passageiros falando alto e tudo . PQP!!! Eu só fiz abaixar a cabeça... Aí sim é aguentar calada...

Isabella

Luís Venceslau disse...

Agora sim, esse temprate tá com cara de buzão. Mas tu só fala de ônibua aqui?:P Eu tenho umas histórias... A do motel foi a mais engraçada. Calma! Não é nada disso que você está pensando. É do ônibus errado que eu estou falando.:)

Ovelhinha® | Homepage

Luís Venceslau disse...

1) Eu tb fiquei criando a imagem de Luís gritando com alguém, mas...hehehe...não sou tão boa de imaginação assim; 2) Um dia vou fazer uma tese sobre os porquês de grande parte da galerinha dos 12 até 15 anos ter a necessidade de falar alto. Topa estudar isso comigo, Lala?

Anníssima :-) | Homepage

Luís Venceslau disse...

nada supera eu gritando "gostosa" pra milena, dentro e fora do onibus.

Bruno

Luís Venceslau disse...

1) Putz! Aquele dia fiquei muito irada com tu, bruno! Cê fez de proposito, só pq sabia que não gosto do 'gostosa' ! Mas pior foi o bilhetinho do dia seguinte (que por sinal tenho até hj) hehe 2) NNinha, jah assisti uma palestra sobre adolescente e vi explicações muito boas pra algumas atitudes dos adolescente. 3) Cupadre, jah passei por situações parecidas com essa! HJ mesmo peguei um busão assim. Só que além de dançar as gurias tbm faziam coreografias. Achei muito engraçado. Axo que um dia elas vão lembrar disso tudo, ri e pensar: 'como fomos doidas!"

MIla

Luís Venceslau disse...

Nunca passei por uma situação dessa sem o cantor estar pedindo dinheiro pelo ônibus. Visualizando a tua cena, acho que eu iria mais rir do que reclamar

Dina | Homepage

Luís Venceslau disse...

Há algum tempo atrás, quando eu ia de ônibus pro colégio, lá pelos meus 14 anos, naquela idade que a gente tá mais feia que nunca, mãos e pés crescendo mais rápido que o resto do corpo, tinha um cara que pegava o busão e ficava falando pra mulherada: "linda, linda, olha só esse lábio doce, olha as coxas torneadas, que olhar de anjo...". Depois de usar todos os adjetivos, o cara solenemente pedia "cinquenta centavos pelo elogio". Hehehe. Eu acho que hoje pago até uns 50 reais para ouvir este tipo de coisa...Hahaha. "Encalhadice" é coisa ruim MESMO... AAAAAAAAAAH, MILA, SAUDADE DE TU!

Anninha

Luís Venceslau disse...

O layout ficou massa! Ei, esse negócio de ônibus... Uma vez eu entrei num ônibus com Rinaldo e tinha um grupo de meninos de colégio que tinha saído da escola e tavam fazendo batucada/pagode dentro do ônibus... Eu, louca da vida, e Rinaldo achando o máximo "puxa, aqui no Brasil todo mundo é feliz, ó só, que lindo..." ............

Larissa | Homepage

Luís Venceslau disse...

Luiiiiis, tu fez esse template, foi? Tu podia fazer o meu?:) Diz que sim, sim?:)

Ovelhinha® | Homepage

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...