sábado, 8 de janeiro de 2005

O momento da deflagração


Estavam lá os três, estáticos. Pareciam atados entre si por cordas invisíveis. Silêncio. Mesmo um diante do outro, era como se quisessem passar despercebidos na paisagem da sala, camuflados, miméticos, decorativos. Estavam lá os três, imersos numa realidade oleosa onde não havia som nem os ponteiros se moviam. Tensos. O que estava perto do telefone não tinha por quê telefonar; a que estava perto da arma não tinha como atirar; a que estava perto da porta não tinha como correr. Tudo parado naquele espaço sem tempo. Em comum, só os olhares sobressaltados. Por mais que a filha colocasse os seus olhos nos da mãe e com eles gritasse que aquilo não poderia estar acontecendo, o visitante inesperado já estava dentro, aquele havia sido o momento da deflagração, e a partir dali um seqüestro entrava em andamento.

30 comentários:

Luís Venceslau disse...

Finalmente um priiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!! /// Gostei do texto, do ritmo preso (se é que isso existe) ficou bem tenso (mas eu colocaria pelo menos mais um ou dois seqüestradores dentro) ;^)

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Bom, Fluís, bom!

Dina

Luís Venceslau disse...

Faz isso nao, Lu.. vou no malaba e vejo um comentário em branco, venho aqui e vejo meu link "Paula" a escassez de ideias tá grande aqui, não colabore! Ah, esse post me fez lembrar o livro que tenho pra vc, o tal do sequestro. bichinho.. tá quase amarelando de tanto esperar..

PauLa

Luís Venceslau disse...

Obrigado pela visita, Luiz... tava com saudade de vc. Vc devia sim ter metido a colher nauela onda do Arnaldo. Su opnição teria sido muito importante. Vc é inteligente e isso te nivela por cima em qualquer discussão. Ouse ir em frente, sempre. E tenha em mim um parceiro para qualquer jornada.
Um abraço!
Lau

lau | Homepage

Luís Venceslau disse...

se eu escrevo fabulas amorosas luis sempre bota um crime no meio dos contos..

O citrico

Luís Venceslau disse...

cara, bom demais o teu espaço. esse mini-conto é muito bom. mantém o suspense e a interrogação mesmo após a leitura... vou voltar. grande abraço

Linaldo

Luís Venceslau disse...

Gosto do que você escreve, Luís, mas acho que ainda tem uma dificuldade nos finais. Ou não é uma dificuldade e sim uma característica que considero ineficiente - revela o sentido do "conto" como se o leitor não pudesse fazê-lo sozinho ou como se vc tivesse medo de ficar incompreendido. Tenha medo não.

Patrulha? metida

Luís Venceslau disse...

Gostei. Tem um pouco de verdade nisso, sim. Mas como o assunto é bastante abrangente e eu sei que você me conhece, o ideal seria sentarmos e conversamos mais detalhadamente sobre isso.

Rebate

Luís Venceslau disse...

Discordo de metido. O que significa ineficiente na literatura? Estudar a qualidade do texto independe se o escritor pensa no público ou não, se ele escreveu para A ou B ler. Isso não é noticia a venda. Regrinha primária da literatura contemporânea:os elementos intrísecos é que são a prioridade da crítica. E "O momento da deflagração" organiza bem esses elementos.

Helber

Luís Venceslau disse...

Helber, explica de novo pq essa aula eu matei.

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Tá, Hélber. Não é uma crítica, de qualquer modo, e além do mais nunca estudei sobre crítica literária. É a minha opinião, é a maneira como vejo. Algum valor deve ter, não? (Não precisa responder). E reafirmo o que disse, acho que a história perde o sabor quando é revelado mais do que o necessário (pra mim). A não ser, claro, quando a revelação é algo surpreendente, mas ainda neste caso tem que ser bem construidinha pra não estragar... E se faço a tal "crítica amadora" é porque acho tão bom que tenho raiva quando acho que estragou.

A Patrulha eu

Luís Venceslau disse...

Ah, é metidA. Patrulha metida. E depois quero falar sobre o que você disse do escritor e do leitor.

A Patrulha eu

Luís Venceslau disse...

Muito bom como sempre. Saudades das nossas conversas sobre o Gabo... bjins pra tu!

Gio

Luís Venceslau disse...

"Você" Hélber, bem entendido.

A Patrulha eu

Luís Venceslau disse...

que história é essa de meter a colher em Arnaldo?

ailton

Luís Venceslau disse...

Ainda não entendo por que certas pessoas receiam em se identificar pra criticar negativamente. Eu, quando faço crítica negativa, só não boto foto e sobrenome, porque todo mundo daqui já sabe quem é Dina. Do mesmo jeito elogiando.

Dina

Luís Venceslau disse...

Quem é essa Dina?

Mythus

Luís Venceslau disse...

Dina?

Zabella

Luís Venceslau disse...

:P - Rapaz... faço minhas as palavras de Linaldo!

Zabella

Luís Venceslau disse...

hehehe. Vocês são os bichos escrotos saindo dos esgotos da música dos Titãs. :p

Dina

Luís Venceslau disse...

Já repararam que Patrulha se zanga quando é criticado? Curioso, não?

Helber

Luís Venceslau disse...

eu não tenho nada a ver com a patrulha, é preciso q fique bem claro: só pq ela é autoritária não quer dizer q tem a ver com meus ideais ditatoriais.

ailton

Luís Venceslau disse...

Urge fazer um código de ética e regulamentar a profissao de patrulheiro! luis, nao q tu precise muito, mas boa sorte no vestiba!

Laranja

Luís Venceslau disse...

Eu me zanguei? Zanguei não... E eu não me identifiquei não? Sou eu, Patrulha eu... Patrulha Alternativa.

Patrulha eu

Luís Venceslau disse...

só uma coisa: a Constituição veda o anonimato, viu? E eu ri demais com os nomes dos links pros blogs alheios aí do lado! "Divisão de Entorpecentes" foi de lascar. O de bruno tbm tá foda hihihihi

ailton

Luís Venceslau disse...

Luis, se eu passar no concurso da PF como ficará meu link e o de ailton? Pq tu saca que vou carregar ele comigo, né? Saudades de tu! Cadê vc? nunca que te vejo qdo vou à PB. Vc está figundo de mim! :(

mila a.c.

Luís Venceslau disse...

"Uma Palavra Amiga"? hahahahaha! Tá parecendo livro de auto-ajuda ou programação da Igreja Universal (ou Católica, sei lá)! B^D

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Luís, tu sabes quem sou eu? Sabe, não sabe? Então pronto.

Patrulha eu

Luís Venceslau disse...

Sinceramente, não. Mas mesmo que eu soubesse, acho que os demais deveriam saber. PS.: Se você tiver meu telefone, a gente pode reconsiderar isso dos "demais"..

Desafiante

Luís Venceslau disse...

qd eu conheci luis ele num era assim nao..

Laranja

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...