sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Choque pós-traumático


A casa andava num silêncio sólido. Quase se podia ouvir o tricotar aracnídeo nos cantos do teto. As portas e as janelas mantinham-se dia e noite fechadas, e o pó, que antes repousava sobre os móveis, agora estava no ar como nas câmaras egípcias.

Era de se espantar que houvesse gente vivendo ali. Lá dentro, parecia que todos haviam perdido a fala na mesma hora. Nas vezes que um passava pelo outro nos cômodos e nos corredores, nem sequer trocavam olhares. Limitavam-se a ficar nos seus quartos, abafando com lençóis um ou outro choro mais insistente. Tamanha era a desolação que Leila perdera o apetite. O fato de ninguém ter dado a mínima para o seu fastio não lhe incomodou tanto quanto a apatia da casa.

Também já estava há dias sem dormir. Inquieta com aquela modorra caótica, por vezes amanhecia revirando tudo atrás de motivo para aquilo. Naquela manhã, Leila estava no terraço quando o jornal foi jogado no jardim abandonado. Ao folheá-lo, encontrou uma foto sua ao lado de uma cruz e de um convite para uma missa. Foi assim que entendeu tudo.

28 comentários:

Luís Venceslau disse...

ave! será que estar morto é tão sem graça assim? amei o lance do tricô das aranhas (são aranhas, né?).. heheh

PauLaPri

Luís Venceslau disse...

Totalmente "Os Outros"!

Zabella

Luís Venceslau disse...

Não sei se foi porque eu também já assisti o filme "Os Outros", mas só fiquei pensando nele enquanto lia o segundo parágrafo. //// Cá pra nós, não sei porque o ser humano tem tanta vontade que os mortos permaneçam presentes entre nós, ontem assisti uma aula sobre "a admissibilidade de cartas psicografadas como provas", odiei a aula, diga-se de passagem, mas agora lendo isso, acho que deve ser mesmo uma espécie obsessão coletiva... Freud explica.

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

os outros? Claro que não. Isso tá mais pra 6º sentido. Em "os outros", o personagem morto não via os vivos, como em "6º sentido".

ailton

Luís Venceslau disse...

Em "os outros" o personagem morto via sim os vivos, adolfinho. e como no filme, o personagem do texto de luís está morto.

Zabella

Luís Venceslau disse...

Leila é um nome tão bonito...

Zabella

Luís Venceslau disse...

Elogios ao seu texto

Helber

Luís Venceslau disse...

salvo engano, a unica personagem de os outros q via os vivos era a menininha. lembram?

Laranja

Luís Venceslau disse...

em "os outros" os personagens (q são os protagonositas) não viam vivos, diferente de "6º sentido", isabella, no quel até falava com eles. Deixe de ser teimosa e admita. O txt de luís está mais para 6º sentido.// E não lembro nada dessa menina que via vivos.

ailton

Luís Venceslau disse...

A menina via os vivos, mas depois a mãe começou a ver também (até um pouco antes de saber da verdade) :) Em todo caso, no 6°Sentido, Willis apenas fala com o guri e não com a esposa. Aqui, Leila não fala com ninguém. Deve ser TPM (Tensão Pós Morte) B^D

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

afe! acho que não era essa a discussão que luís queria fomentar (se é que ele queria algo especificamente...)

Gio

Luís Venceslau disse...

Esse texto tá uma obra de arte! A cada post e Luís se supera. Fã da tua escrita de encher os olhos. Esse blog tá com problema de junta. Junta tudo e publica! (Essa foi péssima, reconheço, mas foi a intenção).

Dina

Luís Venceslau disse...

Zabella está certa e Ailton errado - lembra "Os outros". E tenho dito! // Luís, obrigado pelos elogios. Coloquei a matéria lá em forma de post.

Breno

Luís Venceslau disse...

ô, povo teimoso do caralho! povo, povo, povo, vejam bem: em 6º sentido, o morto fala com o guri, tenta falar com a ex-mulher, com o paquera da ex-mulher... Ele tenta falar com td mundo q tá vivo por se recusar a ver morreu. Em os outros, isso não acontece desde o início do fime. O negócio é q só o guri de 6º sentido tinha o 6º sntido, e só ele podia ver e ouvir os mortos, por isso só ele respondia ao defunto. No conto de luis, ninguém tem 6º sentido, embora sejam todos sentimentais.

ailton

Luís Venceslau disse...

Ailton, você está totalmente equivocado. No 6° sentido o cara tinha uma vida normal com todo mundo (indo para todos os lugares que deveria estar) e "monologava" com todos, salvo o guri com quem ele conversava. A ambientação e todo o universo do post é de "Os Outros". A menina via os vivos e depois a mulher também começou a vê-los.

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Mythus, como vc disse: a muher só começou a ver o povo vivo depois. Em 6º sentido, desde o começo o cara recusa a morte achando q pode conversar com td mundo. Vc pode até ter achado a ambientação (a casa no silêncio sólido) parecida a de os outros, mas eu discordo. Não é sóa casa q remeteria a isso. Eu acho muito mais próximo de 6ºsntido pela forma como foi apresentado.

ailton

Luís Venceslau disse...

...enquanto isso... Luis ri.

Mythus

Luís Venceslau disse...

caralho, que foda! hehehehe soh palavrao mesmo pra colocar pra fora o que senti hehehe mt massa! =~~ leila sou eu daqui a pouco heueh aah, voltei com o blog... tah caminhando devagar. parece que eu to numa casa estranha e tenho que entrar num comodo desconhecido pra falar com alguem, saca? ehhehee eh meu mas eh estranho. era soh isso hehehe a gente devia mesmo ter ido jogar boliche :/

luciana | Homepage

Luís Venceslau disse...

mythus está certo, admita, ailton. como vc mesmo disse, só O MENINO via e falava com os mortos em 6o sentido, enquanto q os outros soh a menininha fazia isso. ela ateh brincava com um menino (vivo) da casa, q se chamva victor, por sinal.

O cítrico

Luís Venceslau disse...

proponho a retomada do cineclube pra assistir esses dois filmes seguidamente. Cada um de nós deve ter uma cópia do texto de luis. No fim vcs emitem uma opinião, seus manés. Verão que é 6º sentido puro.

ailton

Luís Venceslau disse...

ah luís, isso ficou tão lindo de ler! fora que o meu encontro com elas é sempre único (as palavras). é que seu personagem pode ter sido meu alterego em outra vida. ou não. vivo querendo ouvir aracnídeos conspirando. hahaha
#)

li

Luís Venceslau disse...

tu tem q mudar o link pro blog de anninha. pq ele ta mais ausente do q nunca..

Laranja

Luís Venceslau disse...

Lançamento do JorMAL de Alzheimer nº9 dia 31/01 às 08:00h na Praça da Alegria. Não falte!

ailton

Luís Venceslau disse...

Hoje, conversando com o autor do texto, chegamos a conclusão q o texto é muito mais parecido com 6º sentido. Até Helber concordou conosco, mudando a sua antiga opinião. Dentre os pontos decisivos que nos fizeram chegar a essa conclusão, está o fato de Luís nunca ter assistido Os Outros; outro ponto foi a confissão dó PRÓPRIO LUIS que disse achar o texto mais parecido com 6º sentido por vários motivos q eu já tinha dito antes. Agora quero ver quem ainda vai teimar, fora Breno, que teima por qq coisa, como dizer q há overdose de água.

ailton

Luís Venceslau disse...

parabens, ailton. o recurso de deixar o comentario em negrito foi uma ideia criativa, embora demasiado apelativa. vc confirma q eh o rei da lábia, o Rei Tórica. quanto a helber mudar de opiniao, isso nao vale como argumento, pois, como os mais chegados estao carecas de saber, nao eh à toa que helber tem apelidos como "planaria" e "maria vai com as outras". luis deve estar pensando "eh foda, transformaram meu texto numa discussao sobre sobre os outros e sexto sentido!" pelo menos eh assim q eu estaria me sentindo se fosse com um post meu: frustrado. mas eh assim mesmo. kem bota comentarios no blog ta sujeito a essas coisas. tres vivas à liberdade de expressao e à divergencia de idéias.

Laranja | Homepage

Luís Venceslau disse...

Eu odeio tá explicando texto/letra/poesia minha pq às vezes o que vcs - meus tão estimados leitores - captam pode ser até melhor do que o que eu queria dizer qdo escrevi. Bom, mas nesse texto, ninguém via ou falava nem interagia com a morta de forma nenhuma. Porém, ela achava que por todos estarem indiferentes uns com os outros, eles estavam também com ela, o que fez com que ela ainda se sentisse integrante do mundo dos vivos. A interação só ocorre na cabeça da morta, e é aí que entra o 6º Sentido ("Eles só vêem o que querem ver", o boy diz isso ao Bruce). E não acho ruim relacionarem o post com os filmes. O bom é instigar algum tipo de debate, comparar idéias, e como isso ocorreu aqui através desse post, é sinal de que estão atentos a ele. :)

A palavra final

Luís Venceslau disse...

Luis, tu devia aproveitar o ensejo e explicar o post passado tbm q eu não entendi bulufas.

ailton

Luís Venceslau disse...

Eeeeita, agora sim... Esse foi completinho do meu gosto! Gostei, gostei, gostei.

Patrulha A.

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...