domingo, 19 de março de 2006

Sergipe, mas tome um ônibus

NOTA: o texto a seguir não pertence ao proprietário do blog. Foi escrito pelo dono deste, que preferiu fornecê-lo dada a relação entre a temática do mesmo e um traço conceitual daqui do blog.

A direção

Sergipe, mas tome um ônibus

Em Aracaju, todos os ônibus são circulares. Isso não quer dizer que todos os ônibus passam em todos os pontos da cidade, mas que eles descrevem um itinerário fixo, sem volta. Ou seja, eles não passam duas vezes (uma de ida e outra de volta) no mesmo lugar.

Aracaju é o sistema mais eficiente de transporte público que eu já vi em uma cidade. E, embora a frota não seja tão nova quanto a de João Pessoa, nem a passagem tão barata (R$ 1,45 em João Pessoa; R$ 1,55 em Aracaju), é bem mais funcional. Muito pelo fato de a cidade contar com cinco terminais de integração.

É possível ir de qualquer ponto da cidade para qualquer outro ponto pagando apenas uma única passagem. Mas, diferente de João Pessoa, você não precisa ir até um terminal de integração situado no fim do itinerário dos ônibus, porque os cinco terminais estão bem espalhados nos 174 quilômetros quadrados da cidade. Com um sistema tão eficiente assim, não são necessários meios alternativos de transporte, como as motos-táxi de Campina Grande, ou as peruas alternativas de Maceió.

Os terminais de integração são administrados pelas próprias empresas concessionárias de transporte público; a prefeitura não tem ônus algum. A eficiência do sistema de transporte faz com que o automóvel seja menos usado, o que descarta engarrafamentos na cidade. É preciso dizer também que a cidade é, em sua maioria, planejada. O Centro, por exemplo, tem esquinas a cada 100 metros; e o relevo da cidade foi aplainado, o que facilitou a construção de ruas e avenidas.

O segredo de Aracaju, além da pequena população - cerca de 500 mil habitantes -, é que os ônibus têm itinerários curtos. Assim, eles passam mais rápido nos pontos, evitando a aglomeração de passageiros. Dessa forma, dificilmente os ônibus lotam. Os 1376 ônibus da capital sergipana são assim mais que suficiente.

Dados:
João Pessoa tem 211 Km², cerca de 661 mil habitantes e 856 ônibus em sua frota, com um terminal de integração.
Campina Grande tem 621 Km², cerca de 377 mil habitantes e 615 ônibus.
Maceió tem 511 Km², cerca 904 mil habitantes e 1437 ônibus.
Aracaju tem 174 Km², cerca de 500 mil habitantes e 1376 ônibus, com cinco terminais de integração.

11 comentários:

Luís Venceslau disse...

desnecessario este post. ainda mais aqui. kem danado ker saber sobre o trasnporte publico de aracaju? eu nao deixava nao, luis. ailton ta perdendo o tino pra perceber o q agrada ao publico. :P

tenha medo

Luís Venceslau disse...

eu gostei de como vc colocou a referência a mim, sem citar o nome. Valeu

ailton | Homepage

Luís Venceslau disse...

"enquanto suas carnes eram devoradas pelas entranhas frias da terra" me lembrou "verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver". Frio, carne... e eu sei q vc sabe a dedicatoria de bras cubas de cor. :) e lembre do cinema amanha

bRUNo

Luís Venceslau disse...

Laranja: Eu achei interessante. /// Onde estão as referências? De onde vieram esses dados?

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

mythus, vieram do ultimo post do blog de AILTON. percebi agora q comentei no lugar errado..

BrUno

Luís Venceslau disse...

Mythus, os dados são do IBGE. Tem um link no meu blog pra home./// Bruno, é mesmo. Realmente tem isso em Brás Cubas.

ailton

Luís Venceslau disse...

Não tenho teu telefone nem sei se vocxê está em Jampa, em todo caso, ai está o convite: Hoje é aniversário do Breno, meu irmão, e vamos ao Açaí da Quadra de Manaíra para comemorar, às 21h. Se possível chame os outros. Um abração!

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Em São Paulo, a passagem custa 2 reais, embutidos num cartão que abastecemos com créditos nos terminais. Esses mesmos 2 reais dão direito a mais três passagens grátis, caso você precise trocar de ônibus em até duas horas. Acho o sistema de transporte coletivo em SP muito eficiente. Ônibus com câmeras, circulação intermitente e os motoristas são mais agradáveis que os pessoenses. É essa mania de profissionalismo paulista acima de tudo que, creio, faz as pessoas serem quase sempre agradáveis com os outros. Ah, os trajetos variam conforme a hora do dia, e nunca são ida-e-volta, como os ônibus de JP. Não uso o metrô tanto quanto os ônibus, mas também não sinto falta. Aqui, pego transporte de madrugada e não me sinto em perigo, mesmo porque, ruim ou bom, quase todos os ônibus são lotados a qualquer hora do dia.

Dina

Luís Venceslau disse...

concordando com dina, o transporte na capital paulista é eficiente demais mesmo. mas eu ando mais de metrô do que de ônibus. e acho genial o metrô paulistano, não é tão grande quanto a maioria dos europeus, mas é menos complicado e menos sinistro. meu unico problema é que eu sou claustrofobica.. preciso fechar os olhos de vez em quando e pensar que estou em outro lugar. e so' viajo em pé. se sentar fico enjoada.

Gio

Luís Venceslau disse...

agora que eu li o "post ao estilo Gio" hehehe. mas vamos combinar que eu ando traindo meu estilo ultimamente.

Gio

Luís Venceslau disse...

Ah Dina, não conheço João Pessoa, mas dúvido que em qualquer outra cidade os ônibus andem tão lotados qto os daqui.

Renata

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...