segunda-feira, 19 de julho de 2004

Da série "A gestação de um chofer" - Capítulo 1

É isso mesmo: entrei numa auto-escola. Em breve serei mais um feliz motorista a guiar pelas ruas esburacadas de nossa cidade. Para tanto, terei que ser submetido nas próximas semanas a uma verdadeira bateria de testes, onde serão avaliadas todas as minhas potencialidades enquanto pretenso motorista.

Antes de sair de casa para o exame de vista (que é o primeiro que se faz), lembrei-me de uma idéia que pra mim é um achado científico: no Brasil, o excesso de prudência de algumas mulheres ao volante lhes dá a fama de más motoristas (o que é preconceito, pois já vi algumas dominarem um carro com uma destreza invejável). Isto posto, o que as torna, às vezes, irritantemente cuidadosas no trânsito? A resposta para isto deve estar no fato de que (normalmente) as mulheres só vão ter contato com carro lá pelos 18, 20 anos, quando os pais acham que já dá pra dirigir. Antes disso, só se foi com o carro da Barbie e olhe lá... Também nunca ouvi falar de menina que gostasse de kart, Fórmula 1 ou o que o valha. Enfim, carro é algo que vai fazer parte da vida da mulher só a partir da vida adulta, quando colocam aquele trambolho diante dela e pronto, dirija, dane-se. Com homem a coisa é diferente. Desde cedo já tá ali com seus carrinhos, decorando nomes de modelos, bolando os traçados, prestando atenção nas manobras, marchas, apostando corridinhas, "tentando pensar como um carro", etc.

A intensidade da minha fé nisso foi a mesma do medo que me deu. Eu nunca gostei de carros. Nunca fui de colecionar nem brincar de carrinhos. Preferia deixar parados os poucos que tinha, como que num micro-museu. Será que esta indiferença inicial aos carros vai ter algum impacto na minha vida de motorista? Só o tempo dirá...

23 comentários:

Luís Venceslau disse...

Consegui um PRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII- multado!

NN

Luís Venceslau disse...

Eu queria te ver dirigindo...Aliás: queria te ver entrando nos carrinhos apertados de Auto-Escola :D

NN

Luís Venceslau disse...

Bem, Luís, no seu caso vc tem que ajustar o banco afastando pra trás, coisa que nenhuma mulher faz, hehehehe ;)

Zabella

Luís Venceslau disse...

no meu caso, a ausência dos carrinhos na infância não atrapalhou em nada. Mas vc vai ver, Luís, é muito fácil (depois q se aprende). Basta lembrar q há uma semana eu nunca tinha pego numa moto antes. Agora... Quanto às mulheres: discordo sobre essa tese. Eu acho mesmo é q as mulheres são mais cuidadosas. No entanto, isso às vezes atrapalha o trânsito. Eu acho q os homens dinamizam o trânsito, mas trazem a imprudência tbm. Um dia, com uma cerva bem gelada na feirinha a gente conversa sobre isso (se eu e vc não estivermos dirigindo, claro).

ailton

Luís Venceslau disse...

Ailton: eu também acho que as mulheres são mais cuidadosas, como são em quase tudo. Nunca vi nenhuma envolvida em acidente grave, as estatísticas tão do lado delas. || Isabela: Aposto que a Ana Hickman faz. :P

ChofER?

Luís Venceslau disse...

Tenho uma irmã e uma mãe que derigem muito bem! A irmã aprendeu comigo. As vezes o trânsito é uma guerra, e quem tem medo da morte... é esse que a Morte pega primeiro. Zelo é uma coisa, medo é outra. já vi várias pessoas que para entrar nuna rua, vão colocando "o bico" do carro quase todo, antes de efetivamente entrar (quem já não foi obrigado a freiar para que um desses carros pudesse passar?) BTW, estatísticas são perigosas. Ainda não vi uma que avaliasse uma do tipo "qual a porcentagem dos homens que tem carro que se envolveram em (ou provocaram) acidentes X "qual a porcentagem dos homens que tem carro que se envolveram em (ou provocaram) acidentes. E o idoso? independente da idade, tem dificuldade para dirigir.

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Oiee.. eu tenhu 16 anos.. e jah dirijo.. e mto bem por sinal.. hehe e adoro dirigir.. hehe.. me visita bjos.. ah te linkei no meu blog..

Yara | Homepage

Luís Venceslau disse...

yara alem de dirigir ja vai ser vice-reitora... post do caralho. nao lembro de ja ter visto explicacao melhor pra aptidao dos homens ao volante. :) ps. eu nao sei dirigir.

Laranja | Homepage

Luís Venceslau disse...

Heheheh, Luís. Também com 1,20m só de pernas... :)

Zabella

Luís Venceslau disse...

Darei dois toques de buzina quando passar por você na rua. Se estiver tudo bem serão dois toques curtos, rápidos. "Oi, beleza?!". Mas se estiver rolando uma barbeiragem qualquer serão dois loooongos, "EEEEEEIIII, meu amigo, comprou essa carteira onde????".
Hehe...
Boa sorte, ChoFeR.

Lilith

Luís Venceslau disse...

Mythus, na Companhia de Trânsito (CPTRAN) há essas tais estatísticas. Mas faço uma prévia: homens batem mais em cruzamentos; mulheres batem mais atrás. Isso porque os homens têm uma noção de distância melhor e podem avaliar com precisão a distância ao outro carro. Já as mulheres têm uma visão periférica melhor e veêm melhor em cruzamentos, diferente dos homens, que têm uma visão periférica podre.

ailton

Luís Venceslau disse...

Só acredito vendo.

São Tomé | Homepage

Luís Venceslau disse...

Aílton tem uma visão periférica boa... eu já desconfiava!!! // Quanto a questão de "o tempo dirá", vou logo te adiantando: você deverá dirigir como uma mulher. É o que acontece com quem não se interessa desde pequeno. Dirigir é como aprender um idioma: quanto mais velho, mais difícil fica.

Breno

Luís Venceslau disse...

Obaaaaaaaa!! Carona!!!!! =)

PauLa

Luís Venceslau disse...

Lu, apoiz eu passei logo de primeira na auto-escola.. fiz tudo direitinho. Na minha 1ª saída sem o instrutor do lado, um poste louco bateu em mim.. tsc..

PauLa

Luís Venceslau disse...

eu tenho uma excelente visao periferica. lilith q o diga.

Laranja

Luís Venceslau disse...

Recado para todos no fotolog.

NN

Luís Venceslau disse...

Hahaha!...
:* pra vc, Bruno.

Lilith

Luís Venceslau disse...

Breno, eu nunca me interessei por carrinhos quando pequeno (pequeno significa, neste caso, guri) e sei que dirijo como homem.

ailton

Luís Venceslau disse...

marqueteira!

tenha medo!

Luís Venceslau disse...

luís, tu vai conseguir fácil, cara, tu vai ver. e acidentes fazem parte da vida de todo mundo; eu mesma, deixa ver... já atropelei um coqueiro, um ônibus, um ciclista, já bati atrás, do lado, do outro, na frente e já subi em dois canteiros. e tou aqui vivinha da silva. mas acho que tou fora das estatísticas...

A dona do mundo

Luís Venceslau disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Agora é que eu não acredito em estatísticas mesmo!!! B^D Meu tio já teve "perda total" duas vezes (se não me falha a memória).

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Ei....tirar a carteira é o que há de chato, mas vale a pena...boa sorte!

Susy

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...