terça-feira, 4 de maio de 2004

Tentação


O bem da tentação

Sentia a sanha febril do desejo adúltero arder no pescoço enquanto o copo de uísque vacilava no suor das mãos glaciais. Era principiante na arte da traição, e como qualquer noviço, gaguejava temeroso a cada novo imprevisto de sua ventura. Estava sendo levado pela situação como numa avalanche de raiva. Tinha raiva dela, por ter lhe inspirado suspeitas; tinha raiva de si, por ter sido tão burro; tinha mais raiva de si, por estar com medo de enganar quem no íntimo ainda respeitava. Enfim, de tão entorpecido, não estava apto a decidir nada. Saiu de casa a esmo naquela noite e disposto a aceitar seja lá o que lhe acontecesse.

A conversa com aquela ruiva corpulenta no balcão da boate já durava coisa de meia hora, e o "na minha casa ou na sua?" estava prestes a surgir. O papo tinha fluído fácil, robusto, e entre gargalhadas alcoólicas, ele via com terror o maldito êxito que vinha logrando e viria alcançar naquela noite fatídica. Se deu conta do quão cheia sua bexiga estava e foi ao banheiro mais pra jogar um pouco de água na cara e aliviar-se do nervosismo, que já o tornara eufórico. A ruiva ficou dando-se um tempo terminando um cigarro, e se insinuando lânguida por entre as mesas ruidosas, entrou no banheiro masculino achando que não fora vista.

- Eu juro pela minha mãezinha que eu nunca te traí nem te trairei! - Gritava Marcinha entre soluços lacrimosos, aos pés do marido ressacado, após o telefonema de uma certa amiga ruiva que voltara para casa na noite anterior mais comovida do que chateada.

Mais "tema único" nos links marcados com asterisco.

16 comentários:

Luís Venceslau disse...

priiiii

ailton

Luís Venceslau disse...

o tema único precisa da qualidade de textos como esse, luis. Parabéns! Cada vez melhor!

ailton

Luís Venceslau disse...

só uma coisa, não quero ser chato como Bruno, mas é "Deu-se conta". Sabe como é... Agora sou aluno de Letras bm...

ailton

Luís Venceslau disse...

Nada aqui funciona, a nao ser esta pagina. MSN caiu, as outras paginas da internet nao abrem mais; só o Busão, que já estava funcionando, permanece.

NN

Luís Venceslau disse...

:|

Lika | Homepage

Luís Venceslau disse...

Tive que ler duas vezes. Recapitulando: ele desconfia da mulher e sai disposto a trair. Seduz uma ruiva, mas não rola nada. A mesma ruiva liga para a amiga, que é Marcinha, esposa dele, o que provoca uma catarse. // Achei-o com ares de Nelson Rodrigues.

Breno

Luís Venceslau disse...

Nao gostei do começo. Nem do resto. Não gosto dos adjetivos que vc usa.. ou como vc os usa, sei lá..

Chato como Bruno

Luís Venceslau disse...

Nao implicaria com o "Se deu conta". Tudo bem que é incorreto começar períodos com próclises, mas eu acho que tudo neste mundo é passível de transgressões, inclusive a Gramática, se por uma razão convincente. Por exemplo, Luísa me contou que Clarah Averbuck usa "afim" (no sentido de "com o objetivo de") junto, mesmo sabendo que o correto é separado. Bom, depois da defesa, o ataque: não é "por ESTÁ (3a pessoa) com medo de enganar" e sim "por ESTAR", no infinitivo.

Chato como Bruno | Homepage

Luís Venceslau disse...

Em relação ao "se deu conta", eu já vi muito por aí contruções do tipo e nem por isso foram vetadas. Acho leve, mais informal, tem a ver com a cadência do texto, essas coisas.. E o "está" tá errado mesmo. O professor Milton, com quem Ailton talvez tenha aula em letras, me passou uma regra que eu não me liguei em usar aqui, a do "dorme/domir". Foi pressa.. =P

Chofer

Luís Venceslau disse...

Agora fudeu!!!!!! POrra nenhuma. Esse negócio de próclise e ênclise existe para ser usado (a mesóclise ninguém usa mais). E é da gramática normativa. Então, se acham q errar isso é besteira, por que a conjugação do verbo faria diferença? Usem-nas corretamente, seus cuzões. Mais quanto aos adjetivos q Luis usa: manda bruno se foder, Luis. Teu texto é do caralho.

ailton

Luís Venceslau disse...

Ailton, não diga que ninguém usa mesóclise, pois, se o fizeres, repreender-te-ão! :P Helber usou no texto dele! Um recado para Helber: caro maldito, você não avisou a ninguém que o Crápula tinha voltado. Só descobri por causa do comentário de que você tinha postado o tema único nos dois espaços. Quer que eu advinhe? Você disse que o fim não era marketing e eu tomei isso por verdade!

Breno

Luís Venceslau disse...

Gostei da idéia e dos adjetivos.. hehehe =o)

PauLa

Luís Venceslau disse...

pois é, Helber chupa

Laranja

Luís Venceslau disse...

O texto ficou muito bem escrito, mas o final ficou ambíguo demais. Li quatro vezes e não entendi quem é Marcinha e porque ela disse aquilo. O texto tava tão bom que tive raiva desse final duvidoso. Sugiro um post de esclarecimento.

Dina

Luís Venceslau disse...

hum.. eu acho que ele desconfiou da mulher, saiu, quase a traiu com a tal amiga ruiva mas nao chegou a fazê-lo (parece que por ainda ter respeito pela mulher).. daí a amiga ter ficado comovida e a mulher negando a traição aos prantos.. é isso ou eu viajei? ps. agora que li com mais atenção gostei mais..

Laranja | Homepage

Luís Venceslau disse...

Eu entendi isso tbm.. a unica coisa q me confundiu foi esse: "entrou no banheiro masculino achando que não fora vista"

PauLa

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...