sábado, 18 de dezembro de 2010

"O dia em que faremos contato será o primeiro do resto das nossas vidas"

Mary é uma menina tímida e solitária que mora na Austrália e vive negligenciada pelos pais. Pais, aliás, que passam longe de serem exemplos edificantes. Max é um solteirão de 40 e poucos anos que mora num apartamento no subúrbio de Nova York e tem muita dificuldade de se relacionar com quem quer que seja.

É a partir do encontro desses dois personagens que a animação Mary & Max (2009) se desenrola. Após pegar o nome dele numa lista telefônica, Mary decide escrever para o dono daquele nome engraçado (Max Horowitz), com quem passaria a se corresponder num ritmo cada vez mais intenso. Apesar de viverem a mesma solidão, de carregarem uma certa fragilidade diante do mundo, e de não serem exatamente exemplos de pessoas fortes, vencedoras e bem resolvidas, aos poucos um vai encorajando outro a confrontar os próprios traumas e medos de uma forma inédita. De repente, Mary e Max vêem suas rotinas sendo alteradas para sempre por aquela coisa que eles nunca haviam conhecido: a amizade.

Naquelas trocas de cartas, um vai percebendo que tinha muito a aprender com o dia a dia do outro, fascinados à princípio com suas realidades tão diferentes mas que aos poucos se revelam dolorosamente semelhantes. E é na revelação da intimidade que está a grande sacada do filme: espertamente ambientado em meados dos anos 70, numa época bem anterior a ICQ, mIRC, e MSN, o seu tom de “Era uma vez” o torna quase um conto de fadas moderno, sobre contatos virtuais. Assim como alguém que entra num bate-papo e se depara com uma pessoa com interesses semelhantes, e daí passa a trocar confidências num Messenger, Mary e Max atingem um nível de cumplicidade que jamais tinham alcançado com pessoas com quem conviviam. É a crônica de uma idiossincrasia do ser humano que a Internet só amplificou: muitas vezes é mais fácil se abrir com alguém que está a quilômetros de distância do que com aqueles que dormem sob o mesmo teto que você.

Virtual ou não, é sobre o contato, sobre empatia e a falta dela que Mary e Max está apoiado. Ao contrário de outras animações, o grande atrativo do filme está na história, na narração - comovente do início ao fim -, e nem tanto nas cores nem no visual, embora eles sejam elementos fundamentais para entender a falta de graça da vida dos protagonistas. Mas ao mesmo tempo em que o mundo se mostra hostil para ambos, o filme faz questão de lembrar que para quebrar a casca do isolamento é só questão de dar primeiro passo. Ou, no caso, de mandar a primeira carta.


5 comentários:

caso.me.esqueçam disse...

vi esse filme ha uns meses aqui. menino, que coisa mais triste! sai do cinema sem saber o que comentar do filme, porque ele nao eh nenhum pouco convencional. acho que eu tava esperando coisinhas leves soh porque se tratava de uma animacao :/

ailton disse...

e o dentro do coletivo se torna definitivamente um blog de críticas culturais. eu gosto disso.

l. disse...

É realmente emocionante a amizade de Mary & Max (morri de chorar nesse filme). E parece que se torna ainda mais emocionante pelo fato desse drama se passar numa animação. Enquanto se assiste sempre se mantem a esperança que tudo melhore e isso faz com que tudo fique mais dramático. Filme sensacional! =)

Key disse...

Interessantíssimo. Procurarei para assistir (e lá vai mais um pra lista dos "quero ver"...). Gostei da dica.

Unknown disse...

Oi! Obrigada por visitar meu blog e lê-lo sempre, como você citou em seu comentário.
Eu gostei muito daqui... Adoro filmes e boas indicações são válidas.

Engraçado, somos da mesma cidade, mas não faço idéia de quem é você. Não tem nada que leve a uma idéia de quem seria, uma lembrança.

Bom saber que meus textos agradam as pessoas, pois, a mim nem sempre...
São palavras vomitadas pela minha alma, sem pudor algum. Quando comecei com meu blog não imaginava que as pessoas gostariam do meus textos nunca!
E fico feliz quando vejo que alguém, que eu nem conheço, gostou.

Obrigada pela visita, novamente.

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...