A direção
Sergipe, mas tome um ônibus
Em Aracaju, todos os ônibus são circulares. Isso não quer dizer que todos os ônibus passam em todos os pontos da cidade, mas que eles descrevem um itinerário fixo, sem volta. Ou seja, eles não passam duas vezes (uma de ida e outra de volta) no mesmo lugar.
Aracaju é o sistema mais eficiente de transporte público que eu já vi em uma cidade. E, embora a frota não seja tão nova quanto a de João Pessoa, nem a passagem tão barata (R$ 1,45 em João Pessoa; R$ 1,55 em Aracaju), é bem mais funcional. Muito pelo fato de a cidade contar com cinco terminais de integração.
É possível ir de qualquer ponto da cidade para qualquer outro ponto pagando apenas uma única passagem. Mas, diferente de João Pessoa, você não precisa ir até um terminal de integração situado no fim do itinerário dos ônibus, porque os cinco terminais estão bem espalhados nos 174 quilômetros quadrados da cidade. Com um sistema tão eficiente assim, não são necessários meios alternativos de transporte, como as motos-táxi de Campina Grande, ou as peruas alternativas de Maceió.
Os terminais de integração são administrados pelas próprias empresas concessionárias de transporte público; a prefeitura não tem ônus algum. A eficiência do sistema de transporte faz com que o automóvel seja menos usado, o que descarta engarrafamentos na cidade. É preciso dizer também que a cidade é, em sua maioria, planejada. O Centro, por exemplo, tem esquinas a cada 100 metros; e o relevo da cidade foi aplainado, o que facilitou a construção de ruas e avenidas.
O segredo de Aracaju, além da pequena população - cerca de 500 mil habitantes -, é que os ônibus têm itinerários curtos. Assim, eles passam mais rápido nos pontos, evitando a aglomeração de passageiros. Dessa forma, dificilmente os ônibus lotam. Os 1376 ônibus da capital sergipana são assim mais que suficiente.
Dados:
João Pessoa tem 211 Km², cerca de 661 mil habitantes e 856 ônibus em sua frota, com um terminal de integração.
Campina Grande tem 621 Km², cerca de 377 mil habitantes e 615 ônibus.
Maceió tem 511 Km², cerca 904 mil habitantes e 1437 ônibus.
Aracaju tem 174 Km², cerca de 500 mil habitantes e 1376 ônibus, com cinco terminais de integração.