domingo, 29 de agosto de 2004

Da série "A gestação de um chofer" - Capítulo 3

"Crash", romance de J. G. Ballard, conta a história de pessoas que tiveram suas vidas mudadas após sofrerem acidentes de trânsito. No livro, a batida tem o poder de revelar ao motorista o verdadeiro caráter do seu carro, que deixa de ser apenas um bem para se tornar uma nova dimensão do seu corpo, com "novas possibilidades sexuais a serem exploradas". A ênfase sexual vem da cópula metafórica que carros praticam no instante da colisão, e a partir daí as batidas, cicatrizes e ferimentos passam a ser encarados como formas de arte, fetiches que aguçam a libido de maneira até então desconhecida. Destaca-se aí a figura do Dr. Robert Vaughan, um renomado médico que de uma hora para outra é tomado por uma obsessão que envolve celebridades e acidentes, o que o faz levar um estilo de vida um tanto alternativo...

Foi bastante didático ter terminado o livro justamente quando entrava na segunda semana de aulas práticas de direção. Confesso que não me impressionei muito com ele, mas foi interessante conferir na real coisas que o cara falava sobre trânsito e veículos. E a prova prática do Detran se aproxima. Imagino que essa prova seja mais fácil do que parece, já que por lá não costumam aparecer diante dos postulantes à carteira obstáculos como cortejos fúnebres, ônibus, buracos, motoqueiros arrojados, gente pensando que tá na sala de sua casa...

14 comentários:

Luís Venceslau disse...

No começo pareceu a sinopse de 21 gramas, mas soh o começo mesmo.. Meu irmao tem esse livro, mas nunca me interessei.. As estatisticas mostram que homens que possuem carro pegam mais mulheres. E quanto mais caro o carro, mais bonitas sao as namoradas. Vc ja viu o carro de Ronaldinho..?

Laranja | Homepage

Luís Venceslau disse...

Estatísticas, estatísticas, estatísticas... 99% delas são fruto de dos nossos próprios argumentos, e nunca confie em porcentagens que tenham muitos zeros ou noves! :^D /// A prova prática que tive foi dar uma volta no bairro de Jaguaribe, mas isso foi há mais de 10 anos.

Mythus | Homepage

Luís Venceslau disse...

Já sofri um grave acidente com o carrinho de supermercado

Helber

Luís Venceslau disse...

Pior é q essa prova prática não é difícil nao.. mas dá um nervoooso!!

PauLa

Luís Venceslau disse...

Não tem que passar nem a segunda marcha!!!
Juro, fiz a minha em primeira. É moleza. Basta ter atenção...

Lilith

Luís Venceslau disse...

Quanto ao post... Nunca li o livro, mas paguei pra ver o filme e saí antes de acabar. A bizarrice me incomodou... A companhia também ajudou - fui com uma amiga que não suportou, aí me influenciei. Mas sei lá, não me atraiu mesmo.

Lilith

Luís Venceslau disse...

Hu-rum, e essa gente é carma de quem dirige. Principalmente os que pensam que estão na sala da sua casa. E olha que eu sou só uma ciclista prudente no trânsito, eu diria. O livro me interessou ;)
*obrigada pela visita, viu?

Li | Homepage

Luís Venceslau disse...

o fato é que o trânsito só é bom para os que andam de ônibus. ou, mudando de perspectiva, dirigir é bom para treinar a arte de viver. bem se vê que os mal-educados tb o são nas ruas da cidade, tão preocupados apenas com os narizes. sim sim, alguns motoristas tiram catota no sinal. hehehehe

lia

Luís Venceslau disse...

1) Bruno sempre me impressiona. Pela tua lógica de carro-mulher, motorista de ônibus só andava com miss; 2) Tô torcendo pela tua provinha de trânsito. Eu reprovei na minha primeira tentativa, mas é que havia um esquema de corrupção lascado naquela época pelas bandas de cá.

NN

Luís Venceslau disse...

Não esquenta com a prova prática, Luis! Eu tbm passei de primeira, até já tô com a habilitação definitiva, mas mesmo assim ainda naum dirijo. E pasme, prefiro andar de busão do que usar os corros daqui de casa.

MIla

Luís Venceslau disse...

Era "carros" em vez de "corros"... enfim... Qt tempo, né? Desculpa te perguntar, mas como vai a mono? Eu soube que teu orientador a tinha perdido. e aí?

MIla

Luís Venceslau disse...

Não vá para Nova Iorque, amor, não vá..

PauLa

Luís Venceslau disse...

david perdeu a mono do bicho? hahahahhahahahha

Laranja

Luís Venceslau disse...

Você não tira catota no trânsito? E o que você faz quantdo ela está incomodando? Espera chegar em casa? B^) Sabia que isso alivia o stress?

Mythus | Homepage

Morada

Quando os homens chegaram , encontraram Dona Lourdes na cozinha, sentada à mesa. A idosa olhava para o quintal, indiferente às grossas rach...